terça-feira, 22 de outubro de 2024 | 03:24:31 Now19°C

Barra Velha – André e Betinha confirmados pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita

pt

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Barra Velha chegou ao consenso e anunciou oficialmente o lançamento da sua pré-candidatura à Prefeitura: o empresário André Luiz Bard e a professora doutora Elizabete Tamanini disputarão as eleições 2024 na condição de pré-candidatos a prefeito e a vice – apontando uma novidade ao eleitorado local: dois estreantes na política, uma delas, mulher.

Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui

Segundo Flávio Branco, presidente do PT local, esse momento interno do PT de Barra Velha é histórico, pois o diretório local tem se reunido regularmente para chegar ao consenso. “Pela primeira vez, tínhamos três pré-candidatos a prefeito, para avaliação do diretório municipal”, comenta o presidente.

“E todos os três, excepcionais nomes dispostos a mudar os rumos de Barra Velha, diante dos tristes episódios dos últimos meses”, aponta ele. Na semana passada, o PT se reuniu, com o anúncio oficial da saída da disputa pelo contabilista e ex-vereador Adilson Madruga de Souza, e o consenso entre os nomes de André e Elizabete, a Betinha.

Quem é André Bard
André Bard tem 41 anos, é casado há 15 com Krislaine Reusing Bard, e é pai de Ana Beatriz. Natural de Anitápolis, mora em Barra Velha desde 2010 e presidiu o PT local entre 2014 e 2017. André atua hoje no ramo da gastronomia, mas já trabalhou na Embraco de Joinville, na Eletrolux de Curitiba, PR, e no Komprão de Barra Velha, além de ser formado em Processos Gerenciais. É integrante do diretório municipal do PT.

No período entre 2014 e 2017, Bard acompanhou em Barra Velha a captação de recursos federais, através dos governos Lula e Dilma – entre eles, as construções das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com apoio do então deputado federal Décio Lima. André ainda cita a supervisão permanente dos programas federais Mais Médicos, Bolsa Família, Luz Para Todos, Prouni e PAC, no seu período de comando do diretório local.

Durante sua militância no diretório do PT barra-velhense, foi por vezes a voz do Governo Federal em Barra Velha, assegurando para a cidade três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), instaladas na Quinta dos Açorianos, Itajuba e centro, articulou recursos para pavimentações e maquinários, já dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Bard também articulou recursos para setores como Esportes, Turismo e formação técnica do Pronatec. “Articulamos, através do PT, pouco mais de R$ 3 milhões e 700 mil em recursos junto ao Governo Federal”, contabiliza ele.

Betinha, a educadora
Elizabete Tamanini, conhecida como professora Betinha, professora Tamanini e também Betinha, é filha desta região. Pós-Doutora em Educação, Cultura e Sociedade, Doutorado e Mestrado também nestas áreas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, SP), é professora universitária, historiadora e formadora em Educação Popular, Cultura, Museologia, Arqueologia Pública, Saúde e Educação.

Leciona também sobre Emancipação Feminina, Direitos Humanos e Ciência Política. Betinha é ainda liderança na organização dos Movimentos Sociais em benefício da moradia, saúde, segurança, trabalho e acesso à Educação em todos níveis, desde a década de 1980 do Século 20.

Atua na organização e construção do Partido dos Trabalhadores desde a sua criação. Acumula experiências em Gestões e coordenações, públicas e privadas, com passagens pelo Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville por mais de 12 anos.

Foi ainda diretora da Faculdade de Turismo e Meio Ambiente do Bom Jesus (Ielusc), gerente de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Joinville, coordenadora do Programa de Patrimônio Cultural da Fundação Genésio Miranda Lins, em Itajaí e vice-coordenadora do Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

É também pesquisadora do Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville (Univille), poossui livros publicados, artigos e contribuiu para a formação de professores e professoras e lideranças sociais em todo o Brasil. Filha de Agricultor, plantador de arroz irrigado e professora de Escola Rural, nascida nas fronteiras de Barra Velha, Luiz Alves e Balneário Piçarras, Betinha é mãe de uma filha e um filho, casada com Jeovane do Nascimento do Rosário. Também avó de três meninos e uma menina.
Sempre lutou para a criação de políticas para a Agricultura familiar, Educação do Campo, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Preservação do Patrimônio Cultural e Cuidados com os Animais – Betinha é coordenadora e responsável por programas de formações nestas áreas desde 2002.

Sente-se honrada em ser filha deste território, e em especial por ter muitos familiares que vivem e produzem no campo. “Gosto muito de plantar flores e tudo o que a natureza entrega em nossas mãos. Nosso compromisso é comunitário, com princípios de cuidado, saúde, paz, esperança sempre”, reforça ela.

Foco na vulnerabilidade social

André Bard e Betinha propõem a ruptura com práticas da velha política local. Plataformas como um governo socialmente voltado às comunidades mais vulneráveis, a adoção do Orçamento Participativo e uma efetiva transparência nas ações da Prefeitura são importantes, segundo eles, para imprimir o modo petista de governar, com especial atenção à saúde, educação e ao turismo sustentável.

Flávio Branco ainda reforça que o PT tem selecionados entre oito a dez nomes de pré-candidatos a vereador, e a intenção, deliberada em reuniões mensais do diretório, é de apresentar chapa pura à Prefeitura e à Câmara de Vereadores, inicialmente sem coligação.

Fotos e fonte: Assessoria de Imprensa do PT
Fotos e fonte: Assessoria de Imprensa do PT
Fotos e fonte: Assessoria de Imprensa do PT
Fotos e fonte: Assessoria de Imprensa do PT
Fotos e fonte: Assessoria de Imprensa do PT
Fotos e fonte: Assessoria de Imprensa do PT

Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui

 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades