
O ano letivo de 2026 começará com uma novidade para os alunos da rede municipal de ensino de Barra Velha. Os estudantes dos 4º anos passarão a ter aulas de robótica. Os kits pedagógicos já foram entregues à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e serão distribuídos às escolas no início do próximo ano.
Ao todo, foram adquiridos 90 kits de robótica e 800 livros de apoio, que inicialmente atenderão as turmas dos 4º ano, com previsão de expansão gradual para outras séries. O material foi escolhido para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, lúdico e atrativo, integrando teoria e prática.
Os kits são compostos por peças que permitem a montagem de diversos modelos de robôs, além de uma caneta desenvolvedora e cartas específicas para programação. Diferentemente de outros modelos de kit de robótica, a programação desse kit é realizada por meio de cartas e da caneta desenvolvedora, o que reduz o uso de telas e estimula maior interação entre os alunos.
“Estamos iniciando a implantação dessas aulas para tornar as aulas mais atrativas e condizentes com a realidade dos nossos alunos. Nosso objetivo é melhorar a qualidade do ensino e preparar os estudantes para o futuro. Esperamos poder ampliar esse projeto, estendendo-o para mais alunos“, destaca a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Fernanda Roberta Chagas. Ela reforça também que os professores de tecnologia do município estiveram na empresa para conhecer e aprovar o material antes da compra, para garantir a aceitação do material para que ele seja efetivamente aplicado nas aulas.
Além dos kits e dos livros, os professores da rede municipal passarão por capacitação para aplicar as atividades com segurança e eficiência em sala de aula. “Com os novos kits, nossos professores poderão transformar a sala de aula em um espaço de exploração e inovação, aproximando os estudantes do universo da programação e da tecnologia desde cedo“, destacou a coordenadora Franciele Martins. 



Foto Texto: Assessoria imprensa PMBV


















