sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | 16:02:17 Now21°C

Barra Velha intensifica ações na Semana Nacional de Mobilização contra a Dengue

2

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Barra Velha por meio do Programa de Combate à Dengue e da Vigilância Epidemiológica promove ações na Semana Nacional de Mobilização contra a Dengue.

O verão se aproxima e com ele a temporada mais propícia para o aumento dos casos de dengue. Na última semana, entre os dias 3 a 8 de novembro, o Programa de Combate à Dengue, setor vinculado a Vigilância Epidemiológica, participa da Semana Nacional de Mobilização contra a doença, com ações de prevenção, tratamento e orientação espalhadas pelos bairros do município. Em 2025, 724 focos já foram identificados.

A secretária da saúde, Lilian Ramos Gervasi, destaca a importância da ação. “Nos aproximamos da época de maior atenção para os cuidados contra a dengue. Nossos registros mostram que não temos casos positivos confirmados por exame laboratorial desde o mês de junho, mas o estado de alerta se intensifica nesse momento, com as verificações diárias de possíveis locais com água parada e limpa, junto a eliminação de criadouros nas residências”, comenta.

Entre os dias 3 a 7/11 a equipe de agentes de endemias fez a orientação e panfletagem nos comércios locais dos bairros Centro e São Cristóvão, e aplicou larvicida em pontos estratégicos dos bairros Sertãozinho, Itajuba e São Cristóvão. No dia 4/11, aconteceu a Operação Finados, com a vistoria e limpeza dos cemitérios dos bairros Centro, Itajuba e Medeiros.

No próximo sábado, dia 8, acontece o Dia D da mobilização nacional. Nesta data, os agentes estarão na Praça Lauro Carneiro de Loyola, no bairro Centro, das 9h às 12h. De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Juliana Zimmermann, “No dia D, a ideia é repassar as principais orientações para quem passar pelo local, com dicas sobre a manutenção e limpeza adequadas dos focos nas residências”, explica a servidora.

A Secretaria da Saúde reforça que o combate à dengue é um compromisso coletivo e a colaboração dos moradores é essencial para eliminar possíveis criadouros e impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Ações simples, como tampar caixas d’água, limpar calhas e descartar corretamente recipientes que acumulam água, fazem toda a diferença.

Fonte: Assessoria Imprensa PMBV

Vera Santin



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades