domingo, 13 de julho de 2025 | 14:16:35 Now21°C

Barra Velha promove “AÇÃO DE RESGATE” para a vacinação contra o HPV

hpv

Uma infecção sexualmente transmissível que pode afetar a pele e as mucosas, assim é conhecido o HPV, ou Papilomavírus Humano, descrito também como o agente causador de tumores malignos, como o câncer de colo de útero, pênis, ânus, boca e garganta. Apesar do grande potencial para fazer mal ao corpo humano, o HPV é prevenível com a aplicação de vacinas, disponíveis na rede pública de saúde.

Pensando em reforçar essa prevenção, em Barra Velha, no sábado, dia 28/06, as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros Centro, São Cristóvão e Itajuba estarão abertas em ‘AÇÃO DE RESGATE’ para a imunização contra o HPV. O atendimento acontece no horário da manhã, das 8h ao meio-dia e no período da tarde, das 13h às 17h, e será destinado para as pessoas com idade entre 15 e 19 anos que ainda não foram imunizadas contra o vírus.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Angelita Lourenço, fala sobre a escolha dos pontos e da data para a execução dos serviços. “Optamos por um sábado para ajudar quem não tem a oportunidade de ir até as UBS durante a semana. Já os bairros definidos, foram pensados por concentrarem um maior número de pessoas, isso aumenta nossa expectativa de atingir um público mais amplo na ação”, explica Angelita.

A Secretaria de Saúde reforça que além das doses de proteção ao HPV, o público também terá à disposição outras vacinas, como a contra a covid, a gripe (influenza) e todas as demais aplicações de rotina, para atualizar a situação vacinal dos usuários.

A vacinadora, Rosana da Silva, detalha os motivos da iniciativa: “Chamamos de ‘AÇÃO DE RESGATE’ pois o público-alvo indicado pelo Ministério da Saúde para essa vacina são pessoas entre 9 e 14 anos, mas muitas delas não tomam esse cuidado. Esse é o momento ideal para pôr em dia essa situação”, explica a servidora.

Para receber as vacinas será preciso apresentar os seguintes documentos: caderneta de vacinação, cartão do SUS, CPF ou RG. Moradores menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsável legal.

Foto e fonte: PMBV 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades