Vem Gingar Catarina, em sua terceira edição que ocorre nos dias 29, 30 e 31 de agosto, trará a Barra Velha um evento cultural gratuito de grande destaque que celebra a jornada e o legado das capoeiristas, com destaque especial para aquelas do estado de Santa Catarina.
Acesse para receber notícias pelo Whatsapp
Ao longo dos três dias de programação o evento inclui rodas de conversa, oficinas sobre movimentação da capoeira, musicalidade, dança mandèn e afro-brasileira, além de uma noite cultural com shows do Coletivo Ayomidê, Baque Mulher Itajaí/BC, e participação especial do Coletivo Salve as Marias (Maringá/PR).
As atividades ocorrem em três locais: ACDI – associação de desenvolvimento do bairro Itajuba, na Sociedade Recreativa de Barra Velha e Praça Lauro Carneiro de Loyola no centro da cidade. Para a idealizadora geral do Vem Gingar Catarina, contramestra Índia, que desenvolve um trabalho com capoeira há mais de duas décadas, sendo sete anos no município de Barra Velha, a ideia inicial deste projeto que era reunir pela primeira vez as quatro Mestras do Estado em um só evento, o qual aconteceu na primeira edição em 2022 e foi um sucesso.
“Além de sentir a necessidade de realizar encontros como esses, onde as mulheres do nosso Estado sejam as protagonistas e, após o sucesso da primeira edição, realizamos a segunda no ano de 2023 trazendo capoeiristas de diversas graduações para transmitirem os seus saberes”.
O mesmo acontece neste ano, dando cada vez mais visibilidades e valorizando a jornada e os saberes femininos na Capoeira e suas vertentes além das apresentações culturais e outras expressões da cultura popular que estarão em destaque. “Em todas as edições convidamos também uma Capoeirista reconhecida de outro Estado promovendo um profundo intercambio de vivências entre os praticantes”.
O evento contará com a presença de renomadas capoeiristas, como Mestra Danuza (Florianópolis), Mestra Iúna (Goiânia/GO), Professora Xerife (Joinville), Instrutora Manu (Navegantes), Monitora Estrela (Itajaí) e a Professora de dança Roberta (Barra Velha)
Índia destaca também que, a cada edição, o evento conta com uma equipe técnica composta por mais mulheres em diversas áreas, contribuindo para a equidade de gênero.
O evento será totalmente gratuito e acessível a todos os públicos, contando com intérprete de Libras e locais apropriados para as atividades. Além de promover a Capoeira em Barra Velha, a contrapartida do projeto abrangerá mais quatro municípios do Estado.
As inscrições podem ser feitas através do link Clique Aqui.
Para mais informações e programação completa, acesse as redes sociais do evento pelo @vemgingarcatarina ou entre em contato com a Contramestra Índia pelo telefone (47) 98814-5193.
Acesse para receber notícias pelo Whatsapp
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui