sábado, 20 de julho de 2024 | 02:37:19 Now19°C

Barra Velha tem primeira pré-candidata a prefeita em 62 anos de história

936e758a-922b-40a7-bf10-abe7e5365bf2

O Partido dos Trabalhadores de Barra Velha (PT) entra para a história nesta semana ao confirmar a primeira pré-candidatura de uma mulher à Prefeitura local. Trata-se da professora Elizabete Tamanini, a Betinha, que terá como pré-candidato a vice na chapa o líder comunitário Loureci de Freitas, o popular Freitas.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

A alteração na chapa foi anunciada oficialmente pelo presidente do PT, Flávio José Branco, nesta segunda-feira, dia 8 de julho. Betinha era a pré-candidata a vice-prefeita na chapa já anunciada e liderada pelo comerciante André Bard, mas como ele declinou da pré-candidatura de maneira consensual, em razão de questões pessoais, Betinha se lançou ao desafio histórico e assumiu a pré-candidatura.

O diretório local, desde então, vem debatendo um nome para compor na chapa como candidato a vice-prefeito – e então daí surge o nome de Freitas, líder comunitário do bairro Quinta dos Açorianos, o qual aceitou o desafio.

Segundo Flávio, a pré-campanha segue já com reuniões comunitárias, e com Betinha se apresentando à comunidade. Um evento de lançamento dentro da pré-campanha está programado para as próximas semanas.

Quem é a Betinha

Elizabete Tamanini, a professora Betinha, também conhecida como professora Tamanini ou somente Betinha, é pós-doutora em Educação, Cultura e Sociedade, e possui ainda Doutorado e Mestrado também nestas áreas, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP).

Filha de agricultor plantador de arroz irrigado e de professora de escola rural, Betinha é nascida nas fronteiras de Barra Velha, Luiz Alves e Balneário Piçarras, mãe de uma filha e um filho e avó de três meninos e uma menina.

A pré-candidata a prefeita de Barra Velha pelo Partido dos Trabalhadores é professora universitária, historiadora e formadora em Educação Popular, Cultura, Museologia, Arqueologia Pública, Saúde e Educação, Emancipação Feminina, Direitos Humanos e Ciência Política.

Elizabete possui ainda liderança política na organização dos movimentos sociais por moradia, segurança, trabalho e acesso à Educação em todos níveis, desde a década de 1980 do Século 20.

Líder estudantil, acumula experiências em gestões e coordenações. Já foi diretora da Faculdade de Turismo e Meio Ambiente do Bom Jesus (IELUSC), de Joinville; gerente de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Joinville, coordenadora do Programa de Patrimônio Cultural da Fundação Genésio Miranda Lins (vinculada à Prefeitura de Itajaí) e vice-coordenadora do Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC).

Bete é também professora pesquisadora do Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Autora de livros e artigos em suas áreas de conhecimento, orientou acadêmicos em trabalhos de conclusão de cursos, dissertações e teses.

A educadora, que é mestre aplicadora de reiki, também gosta muito de plantar flores e tudo o que a natureza entrega nas mãos de todos, para em parceria e em troca nos ajudar a ter uma vida melhor, e em tudo que há vida no planeta. “Tenho como compromisso comunitário, princípios de cuidado, paz, esperança e tudo isso sendo construído de maneira participativa, amorosa e emancipatória”, frisa sempre ela.

O pré-candidato a vice

Loureci Correia de Freitas, 65 anos, nasceu na localidade de barra grande, interior de Rio Negro, no Paraná, filho de pai trabalhador na companhia de águas estatal Sanepar, e sua mãe (in memorian) trabalhadora do lar, no qual criou sete filhos.

Freitas é pai de quatro filhos – dois deles já falecidos, o primeiro vitimado por leucemia e o mais velho falecido em acidente de trabalho. Casado com a professora Marli Barbosa, tem outros três filhos do coração, é avô de sete netos e bisavô de um.

Católico de formação, tendo participado ativamente dos grupos bíblicos de reflexão e escola católica de teologia para leigos.
Freitas iniciou suas atividades remuneradas aos 15 anos de idade, com registro em carteira de trabalho; deixou os estudos muito cedo, em 1973, para contribuir nos custos de casa, e desta forma tendo frequentado só o ensino fundamental.

Prestou o serviço militar em 1977, foi dispensado com honra ao mérito e daí em diante, bscou outros campos de trabalho, tendo mais tempo como comerciário, onde conheceu o movimento sindical, em 1988, período em que se filiou ao Partido dos Trabalhadores da cidade de Mafra, no planalto norte.

Dentro do movimento sindical e partidário, encontrou a oportunidade de crescimento intelectual nas escolas formativas como instituto Cajamar, de SP, e Escola Sul da CUT, em Florianópolis, com subsídios através da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina.

Em 1998, após coordenar campanha eleitoral com vitória para mandato de deputado estadual, trabalhou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, de 1999 até 2004, e em 2005 como diretor do programa Orçamento Participativo no Município de Itajaí.

De 2009 a 2011, atuou no Município de Barra Velha, passando pela vigilância sanitária, onde pôde avaliar de perto as mazelas da cidade, e como diretor de cerimonial, coordenando reuniões com as comunidades locais dentro do programa Prefeitura nos Bairros.

Aposentado por tempo de contribuição em 2011, mesmo assim Freitas segue atuando profissionalmente junto ao Sindicato dos Comerciários de Itajaí e Alesc. Morador de Barra Velha desde 2000, morou em Itajuba, São Cristóvão e atualmente reside na Quinta dos Açorianos. Também gerencia uma conveniência na cidade.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

Fotos e fonte: Assessoria de Imprensa – Coordenação da pré-campanha.

Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui   

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades