segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | 20:32:38 Now19°C

Cacá Fagundes lança livro sobre a emancipação política de Barra Velha

professor cacá

Na última sexta-feira, 5 de setembro, Barra Velha recebeu o lançamento do livro “Pequenos apontamentos sobre a emancipação política de Barra Velha (1861-1961)”, do professor e historiador José Carlos Fagundes, conhecido como Cacá Fagundes. A obra, de 102 páginas, foi apresentada oficialmente na Vila Açoriana, durante a Festa Nacional do Pirão, reunindo moradores, historiadores e admiradores da história local.

O livro aborda de forma detalhada o processo de emancipação política de Barra Velha, iniciado em 1876, quando a freguesia do Bom Jesus do Parati foi elevada à condição de Vila e Barra Velha anexada. Segundo o autor, a disputa entre permanecer vinculada a São Francisco do Sul ou conquistar autonomia política marcou o início da rivalidade entre a sede e o distrito.

Cacá Fagundes destacou em sua obra a trajetória da jurisdição territorial do município, a extinção da freguesia e a criação da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Tabuleiro Grande do Itapocu, além da atuação do liberal Miguel Soares da Rocha em defesa dos interesses de Barra Velha. Outros temas abordados incluem a importância do Porto do Sertão para a economia regional, o rebaixamento do município do Parati em 1923 e a revogação da lei que criou o município de Barra Velha em 1956, com a luta pela emancipação definitiva em 1961.

O livro também dedica espaço a episódios históricos pouco conhecidos, como o sinistro do vapor Pedro II, o refúgio do 47º Corpo de Voluntários da Pátria da província da Paraíba na freguesia em 1865 e fragmentos inéditos do “Diário da Guerra do Paraguai”, nos quais Barra Velha é descrita como o “Paraíso Perdido”. Esse material histórico ajudou a reconstruir o episódio dos chamados “náufragos”, que originou o nome do famoso Costão dos Náufragos.

A obra foi prefaciada pela historiadora joinvillense Raquel S. Thiago (in memoriam) e possui capa com uma pintura a óleo de 1938, assinada pela artista plástica Everli Unterstel. A impressão e acabamento ficaram a cargo da P Print Park, de Guarulhos, São Paulo.

Este é o sexto livro de Cacá Fagundes, que também atuou como colaborador em diversas publicações. Professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação, membro emérito da Academia de Letras do Brasil – Seccional Barra Velha e colaborador de jornais locais, ele reforça seu compromisso com a valorização da história regional.

O livro foi disponibilizado ao público pelo valor unitário de R$ 40, e os interessados puderam adquirir exemplares durante o evento de lançamento.

Foto: Reprodução 

 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades