
Um momento de surpresa e emoção marcou a travessia do marinheiro Renato Leite, de 41 anos, pelas águas calmas do litoral do Paraná. Enquanto navegava na região de Paranaguá, ele avistou uma cena inusitada: uma cachorra nadava sozinha em alto-mar, nas proximidades da Ilha da Banana.
Renato relatou que estava a caminho da Ilha das Gamelas, em Guaraqueçaba, para abastecer a lancha, quando percebeu uma movimentação incomum na água. Ao se aproximar, constatou que se tratava de um animal tentando se manter à tona.
— Na metade da viagem, próximo à Ilha da Banana, eu observei um movimento estranho no mar, cheguei perto com a lancha e fui observar que era uma cachorrinha. Então embarquei ela […] Fiquei triste e alegre. Triste de saber que tem pessoas que fazem essa maldade, e alegre por ter salvado essa cachorrinha bem no meio do mar — contou o marinheiro ao portal g1.
Encharcada e visivelmente assustada, a cadela foi acolhida por Renato, que registrou o momento do resgate em vídeo e compartilhou nas redes sociais com o objetivo de alertar sobre o possível abandono do animal.
Apesar da tentativa de levá-la para casa — onde o marinheiro cuida de outros quatro cães —, ao chegar ao píer de Guaraqueçaba, a cadela se assustou e fugiu, escapando antes que Renato pudesse contê-la.
— Eu até avisei o posto em Guaraqueçaba para ver se conseguiam amarrar ela para mim e me avisar, que eu voltaria lá para buscá-la — explicou.
Dias depois, na quarta-feira (23), Renato recebeu uma boa notícia: a cadela havia sido encontrada por um casal e levada para Curitiba, onde agora deve receber cuidados veterinários e ser acolhida por uma nova família.
O gesto de Renato comoveu os internautas e chamou atenção para os casos de abandono de animais, especialmente em áreas de difícil acesso como o litoral e ilhas da região.
Fotos: Renato Leite Fonte: G1 Via Nsc