
𝑷𝒓𝒐𝒅𝒖𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒂 𝑼𝒏𝒊𝒗𝒆𝒓𝒔𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝑭𝒆𝒅𝒆𝒓𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝑷𝒆𝒍𝒐𝒕𝒂𝒔 𝒔𝒆𝒓𝒂́ 𝒕𝒓𝒂𝒏𝒔𝒎𝒊𝒕𝒊𝒅𝒂 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒕𝒐𝒅𝒐 𝒐 𝑷𝒂𝒊́𝒔 𝒑𝒆𝒍𝒂 𝑻𝑽 𝑩𝒓𝒂𝒔𝒊𝒍, 𝒄𝒐𝒎 𝒂 𝒑𝒂𝒓𝒕𝒊𝒄𝒊𝒑𝒂𝒄̧𝒂̃𝒐 𝒅𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒇𝒆𝒔𝒔𝒐𝒓 𝑪𝒂𝒄𝒂́ 𝑭𝒂𝒈𝒖𝒏𝒅𝒆𝒔 𝒆 𝒅𝒂 𝒃𝒊𝒐́𝒍𝒐𝒈𝒂 𝑮𝒂𝒃𝒓𝒊𝒆𝒍𝒂 𝑲𝒍𝒆𝒊𝒏, 𝒅𝒂 𝑭𝒖𝒏𝒅𝒆𝒎𝒂
Barra Velha estará em rede nacional de televisão neste sábado, dia 31, num momento único para o jornalismo e a produção de documentários sobre nossa terra e nossa história. Trata-se do quinto episódio inédito da temporada de estreia da série Olhar Brasil, produção documental com dez programas apresentada pela TV Brasil, e que revela o Caminho do Peabiru, trilha ancestral que cruza o continente do litoral do Oceano Atlântico ao Pacífico, neste sábado (31), às 18h30.
A fascinante e épica história do Caminho do Peabiru pauta a série Olhar Brasil com a participação de especialistas no tema como a jornalista Rosana Bond, e de Barra Velha, o historiador José Carlos Fagundes e a bióloga Gabriela Klein. Completam a produção o arqueólogo Igor Chymz e o cacique Teófilo Gonçalves Karay, da terra indígena guarani no Morro dos Cavalos, além de pescadores e moradores da região pela qual o percurso segue, bem como entusiastas no tema, como Clemente Gaioski.
A obra traça um panorama sobre a história, as belezas naturais e os mistérios desse sistema de vias pré-colombianas que atravessa a América do Sul. Importante referência cultural para o turismo de aventura, a rota inclui rios, praias e montanhas da região de Mata Atlântica. O legado da etnia indígena guarani na conservação ambiental manteve o ecossistema preservado.
O seriado mostra o percurso sagrado para esses povos em cidades de Santa Catarina e do Paraná, com destaques para os ramais que passam pelos municípios de Barra Velha e Pitanga, respectivamente. O novo documentário da sequência, desenvolvido pela TV UFPEL, da Universidade Federal de Pelotas, recorda quem foram os exploradores europeus Aleixo Garcia e Álvar Núñez Cabeza de Vaca.
O Caminho do Peabiru tem importância mística para os povos originários ao seguir o trajeto do sol no firmamento celeste pelo qual guaranis fizeram migrações há milênios em jornadas de espiritualidade e purificação. Esse deslocamento associa o passado de interação e histórias dos andinos com a complexa e sofisticada cultura dos indígenas nas mais remotas áreas do continente. Uma das tradições da região é utilizar a mesma rota como ida e volta.
Com foco na riqueza das manifestações populares e no potencial turístico no país, Olhar Brasil é resultado da primeira coprodução realizada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que faz a gestão da TV Brasil, e por emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Viagem por passagens rústicas dos povos originários
A exploração da série parte do rio Itapocu na cidade de Barra Velha. A produção ainda destaca a Ponta do Sambaqui, em Florianópolis, e o município de Palhoça, onde fica a terra indígena Guarani no Morro dos Cavalos, povoado que preserva a herança da cultura vinculada às origens do Peabiru.
O jornalista e pesquisador Carlos Dominguez dirigiu essa edição inédita do seriado. “Foi um desafio adequar a ancestral história do Caminho do Peabiru para um programa de audiovisual. Buscamos salientar a importância do legado dos povos indígenas guaranis e da sua cultura. A opção de falar com pessoas que hoje vivem e se relacionam com a memória do Peabiru permitiu a aproximação com a realidade das dificuldades de preservação do patrimônio arqueológico no país”, explica o realizador.
O sistema milenar de vias que liga o litoral do Atlântico ao Pacífico, pela Cordilheira dos Andes, tem mais de quatro mil quilômetros de um caminho anterior à chegada dos europeus na América. A rústica trilha cruza o continente ao conectar diferentes aspectos culturais
A produção esclarece quem foi Aleixo Garcia, primeiro branco a trilhar o Caminho do Peabiru no século 16. A série revela a saga do explorador português que naufragou no norte de Santa Catarina, viveu oito anos com os guaranis até seguir jornada pela rota até os limites do Império Inca. Já o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca iniciou a aventura pelo sertão brasileiro por meio dessa direção poucos anos depois.
Preservação de espécies ameaçadas de extinção
Ainda nesta edição, a série Olhar Brasil visita o Parque Municipal Caminho do Peabiru, em Barra Velha, no estado de Santa Catarina. O espaço mantém rara área de preservação de floresta de restinga em que os turistas podem admirar a paisagem vista pelos antigos exploradores e ter contato com a fauna e a flora. Armadilhas fotográficas capturaram imagens de animais que têm hábitos noturnos.
Na unidade de conservação, aberta oficialmente em 2022, foram identificadas espécies ameaçadas de extinção como a árvore olandi, também conhecida como guanandi; o pássaro tiê-sangue e mamíferos como o furão e o gato-maracajá. Também conta com duas trilhas ecológicas para uso da população e recebe estudantes para atividades de educação ambiental.
O seriado foi desenvolvido a partir do edital lançado pela EBC em 2024 que recebeu 36 inscrições. Cada um dos dez episódios de Olhar Brasil atende às linhas temáticas da chamada pública relacionadas ao fomento do turismo retratado na produção original.
Lista de episódios com os destinos da série Olhar Brasil
1 – Parque Nacional Serra da Capivara: o nosso patrimônio da humanidade – TV Caatinga/UNIVASF
2 – Turismo Comunitário no Quilombo Kalunga: Resistência e Sustentabilidade – UnBTV
3 – Guarapari Surpreendente: areias medicinais e diversidade marinha – TV Guarapari
4 – Serras Gerais: Cachoeiras cristalinas e cavernas misteriosas – UFT TV
5 – Peabiru: o caminho ancestral de beleza e mistério – TV UFPEL
6 – Niquelândia: Romaria do Muquém e Congada de Santa Efigênia – TV UFG
7 – Canindé de São Francisco: o oásis no sertão nordestino – TV UFS
8 – Chapada dos Veadeiros: um Paraíso no Coração do Brasil – UEG TV
9 – A Magia em Floripa: Cidade Criativa em Gastronomia – TV UFSC
10 – Turismo Sustentável do Novo Airão – TV Encontro das Águas
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Olhar Brasil – sábado, dia 31/1, às 18h30, na TV Brasil
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br

Fotos: Reprodução Fonte: Juvan Neto



















