
A maior parte das cenas da campanha com inteligência artificial que proporcionou um dueto entre Elis Regina, morta há 41 anos, e a filha dela, Maria Rita, foi gravada em Florianópolis. O vídeo foi produzido para comemorar os 70 anos da Volkswagen no Brasil.
Segundo Magali Heinze, produtora que coordenou as filmagens em Santa Catarina, a escolha tem a ver com a versatilidade dos cenários da capital do estado, capaz de retratar diferentes épocas, característica necessária para a peça.
“Temos cenários maravilhosos para isto, desde natureza, arquitetura antiga e moderna, praias”, comentou.
Ela destaca que apenas a cena das cantoras foi feita em Araras (SP), já que os custos para trazer os equipamentos de Inteligência Artificial a Florianópolis seriam muito altos.
Veja os locais que aparecem no filme:
- Ponte Hercílio Luz
- Beira-Mar Norte
- Túnel Antonieta de Barros
- Pedreira no Rio Tavares
- Ponta das Almas, Lagoa da Conceição
- Praia do Moçambique
- Terminal Lacustre Rio Vermelho
O vídeo mostra veículos da empresa que marcaram época, como a Brasília, que roda sobre a Ponte Hercílio Luz, cartão-postal da cidade (foto abaixo). A estrutura de 1926 foi reaberta para veículos em 2020, após quase três décadas de interdição.
A coordenadora conta que, assim como a cena na ponte, as gravações na Beira-Mar Norte começaram ainda na madrugada, “antes que começasse a ter um movimento muito grande” (foto abaixo).
“[A cena] da beira-mar, com o carro passando na curva, foi filmada entre 5 e 7 da manhã. Assim, a gente conseguiu deixar o trânsito intermitente por algum tempo”, explica.
De acordo com Heinze, a Volkswagen trouxe nove carros novos para Santa Catarina. Os veículos antigos que aparecerem no comercial são de colecionadores do estado.
“A gente pesquisou entre os colecionadores de Florianópolis e do estado todo. Tinha uma pessoa só pesquisando veículos antigos da Volks”, conta.
O material foi criado pela agência AlmaBBDO e produzido pela Boiler Filmes, com direção de Dulcidio Caldeira. Após as gravações, o vídeo passou por uma pós-produção em uma empresa norte-americana especializada, que tem experiência em projetos feitos em Hollywood.
Já a cena dos clássicos SP2, onde jovens aparecerem celebrando com pirotecnias, foi gravada em uma pedreira no bairro Rio Tavares, no Sul da Ilha.
A parte do casal sorrindo em um rio foi filmada na Ponta das Almas, na Lagoa da Conceição (fotos abaixo).
O comercial
O vídeo que proporcionou o encontro entre mãe e filha foi produzido para comemorar os 70 anos da empresa no Brasil (veja no vídeo abaixo).
O comercial começa com Maria Rita conduzindo uma ID.Buzz – versão moderna e 100% elétrica da Kombi – enquanto canta o clássico de Belchior “Como nossos pais”, que fez sucesso na voz de Elis na década de 1970.
A peça continua com imagens de carros da empresa que marcaram gerações, como Fusca e Brasília. Até que surge uma Kombi antiga, conduzida por Elis Regina, que encosta ao lado do carro de Maria Rita para compor o dueto.
A Volkswagen informou que usou uma tecnologia chamada “deepfake” para trazer Elis Regina para a campanha. A técnica, que usa inteligência artificial, permite criar adulterações realistas com o rosto de pessoas.
Para que Elis aparecesse em um vídeo lançado em 2023, uma atriz dublê foi usada para se passar pela cantora dirigindo o veículo. O rosto da cantora foi colocado depois, por meio de uma tecnologia de reconhecimento facial.
Segundo a Volkswagen, o processo de edição contou com a ajuda de uma tecnologia de redes neurais artificiais, que fez uma mistura entre o rosto da dublê e da imagem recriada de Elis Regina. A voz da música inserida no vídeo é original da cantora.
Fonte: G1 SC