
A Prefeitura de Barra Velha, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e em parceria com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), promove entre os dias 6 e 31 de outubro a Campanha Nacional de Multivacinação, voltada à atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias).
O objetivo é ampliar a prevenção contra doenças que integram o Calendário Nacional de Imunização, como dengue, meningite, tétano e HPV.
Dia D de mobilização
A secretária municipal de Saúde, Lilian Ramos Gervasi, destaca que o sábado, 18 de outubro, será o Dia D de Mobilização, com horário especial:
-
8h às 17h, sem fechar para o almoço.
Durante a semana, o atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
As vacinas estarão disponíveis nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros: Centro, Itajuba, São Cristóvão, Quinta dos Açorianos, Pedras Brancas e Sertãozinho.
Interior terá vacinador volante
A vacinadora Rosana Maria da Silva explica que moradores das localidades do interior terão atendimento em dias específicos com vacinador volante.
-
Escalvado: 10/10 – das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30
-
Rio Novo: 30/10 – das 8h às 12h
-
Medeiros: 30/10 – das 12h30 às 16h
Importância da campanha
Segundo a coordenadora de Epidemiologia do município, Angelita Lourenço, a mobilização é essencial para garantir altas coberturas vacinais:
“A campanha é fundamental para reduzir o risco de reintrodução de doenças já controladas e evitar a disseminação de enfermidades preveníveis”, ressalta.
Documentos necessários
Para a vacinação, é necessário apresentar:
-
Caderneta de vacinação
-
Cartão do SUS
-
CPF ou RG
Como o público-alvo é formado por menores de idade, é obrigatória a presença de pais ou responsáveis legais no momento da imunização.
