![materia 10](https://folhaparati.com.br/wp-content/uploads/2025/01/materia-10-1280x960.jpeg)
A Hanseníase é contagiosa, afeta a pele e o sistema nervoso e pode ser definida como uma infecção crônica incapacitante.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha celebra a campanha Janeiro Roxo com ação de triagem de pacientes.
Com o objetivo de alertar sobre os sinais e sintomas, incentivar a população a fazer o diagnóstico precoce e prevenir novos casos de Hanseníase, a Secretaria de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica promove na tarde dos dias 29 e 30 de janeiro, ação alusiva à campanha Janeiro Roxo. A iniciativa busca fazer a triagem inicial de pacientes com suspeita da doença. Conhecida anteriormente como Lepra, a Hanseníase é contagiosa, afeta a pele e o sistema nervoso e pode ser definida como uma infecção crônica incapacitante.
A secretária de saúde Lilian Ramos Gervasi reforça o objetivo da campanha. “Alinhados ao Ministério da Saúde em mais essa campanha temos como foco a prevenção e o tratamento adequado aos munícipes, com cuidados fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS”, destaca Lilian.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Angelita Lourenço, a chamada de pacientes será feita nas redes sociais da secretaria: “A ideia é lançar um vídeo nos canais de comunicação, explicar os sinais e sintomas e convidar a comunidade local para fazer essa avaliação”.
O município possui quatro casos confirmados de Hanseníase A doença se manifesta por meio de lesões como manchas na pele, alteração da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e perda de força nas mãos e nas pernas. Pessoas que não estão em tratamento podem transmitir a doença ao tossir ou espirrar.
O atendimento das pessoas com suspeita para a doença será feito por ordem de chegada na próxima quarta (29) e quinta-feira (30), no horário das 13h30 às 17h30. Os moradores que identificarem os sinais e sintomas apresentados podem se dirigir ao Serviço de Atendimento Especializado – SAE, localizado na Rua Carlos Maia, nº 127, no bairro Centro de Barra Velha.
![](https://folhaparati.com.br/wp-content/uploads/2025/01/materia-10-640x480.jpeg)