O navio Irenes, que estava atracado no berço da JBS Terminais, ficou cerca de 30 minutos à deriva na manhã desta quinta-feira após os cabos que o prendiam ao cais do Porto de Itajaí arrebentaram e ele ser arrastado para o centro do rio Itajaí-açu. O incidente aconteceu na manhã desta quinta-feira e não terminou em tragédia porque os rebocadores da Praticagem Itajaí agiram rapidamente e conseguiram “segurar” o cargueiro. Além disso, as sapatas que seguram o contêiner no navio também estouraram, evitando que o equipamento e os contêineres também fossem derrubados.
Segundo a Praticagem, com o rompimento dos cabos, o navio atravessou para o meio do rio Itajaí-açu e estava indo em direção ao ferry boat – que neste horário tem pico na movimentação na travessia entre Itajaí e Navegantes.
A equipe de trabalhadores do Porto solicitou, via rádio, o apoio urgente da praticagem que “voou” para o local com os rebocadores. Um prático subiu no cargueiro e com auxílio dos rebocadores conseguiram levar o navio para a boca da barra, evitando o choque com as embarcações do ferry boat.
Apesar do susto, a travessia não chegou a ser interrompida. A superintendência do Porto de Itajaí ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui