
O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), renunciou ao mandato nesta quinta-feira (11) durante sessão da Câmara Municipal. A decisão marca o início de sua movimentação política para disputar uma vaga no Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026.
No pronunciamento lido aos colegas parlamentares, Carlos afirmou que encerra “um ciclo que marcou profundamente” sua trajetória pública.
“Hoje, 11 de dezembro de 2025, encerro um ciclo que marcou profundamente a minha vida”, declarou no início do discurso.
Em seguida, ele confirmou oficialmente sua ida para Santa Catarina, ressaltando que a mudança não representa ruptura, mas continuidade de um propósito político:
“Deixo parte importante de quem eu sou. Parto dessa cidade com o coração cheio de saudade, mas também com a serenidade de quem sabe que está atendendo uma missão maior da qual sempre fiz parte. Vou para Santa Catarina para cumprir um chamado que não poderia realizar aqui, pois fiz uma escolha sempre guiada pelo meu coração. Uma que me levou a um Estado que sempre amei e sempre fez parte da minha vida. Não é uma fuga, é a continuidade de uma luta.”
O discurso também trouxe uma retrospectiva das bandeiras defendidas por Carlos Bolsonaro ao longo de seus mandatos na Câmara do Rio.
Com a renúncia, o vereador deve se mudar nos próximos dias para Santa Catarina e cumprir o prazo legal de seis meses de domicílio eleitoral antes de oficializar a candidatura ao Senado em 2026.
A movimentação política do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro já era aguardada nos bastidores, e sua chegada ao cenário catarinense tende a reorganizar estratégias e alianças no campo conservador para a disputa eleitoral do próximo ano.




















