A sexta-feira (dia 10) será marcada pela terceira ação externa da “Casa da Artista” de Barra Velha, levando arte e cultura para pontos previamente definidos da cidade. Desta vez, o local será a biblioteca da Escola Básica Municipal Professora Antônia Gasino de Freitas, no bairro São Cristóvão, vinculada à rede municipal de ensino. Na unidade escolar, a artista plástica Rosi Ana Stopa (Zystopa), juntamente com as alunas aprendizes Everly Unterstell e Maria Vitória farão nova mostra de artes.
Rosi Ana Stopa iniciou o ciclo de exposições em outubro, passando primeiramente pela Fundação de Turismo, Esporte e Cultura (Fumtec), no centro, e em seguida, pela Escola Básica Municipal Manoel Antônio de Freitas, em Itajuba.
A artista está levando até os estudantes a exposição de artes do 1º Concurso de Artes Plásticas do Município de Barra Velha, com o tema: “Sobre as Águas de Barra Velha”, e frisou que esse concurso está em andamento visando eleger os mais belos quadros de paisagens diversas da cidade.
No total, são 29 trabalhos expostos, entre telas, aquarelas e desenhos. Na “Gasino”, a exposição vai das 9h até as 16h30 desta sexta-feira.
A cada exposição, as telas são levadas por professora e aprendizes, e expostas em pontos selecionados. As produções estão também disponíveis para votação no link do Instagram de Zy Stopa – https://instagram.com/casa._da_artista?igshid=OGQ5ZDc2ODk2ZA== e quem quiser participar é só entrar no link e deixar o like até dia 18 de novembro.
Cultura e Sociedade
Rosi Ana explicou que a sua linha de trabalho segue o tema “Cultura e Sociedade”, tendo diversas obras espalhadas pelo Brasil e ainda em Portugal, Áustria, Argentina e Alemanha.
A artista plástica conta com diversas exposições individuais e coletivas, e já produziu cerca de 300 obras, das quais 125 com registro oficial. Em Barra Velha, a “Casa da Artista” mantém o Ateliê Coralina, em homenagem à poetisa Cora Coralina, oferecendo oficinas de arte para diversos alunos.
Os alunos prestaram atenção a cada fala da professora e sua aluna; Rosi Ana falou da importância do aprendizado da pintura, das artes plásticas e ainda das técnicas usadas para reproduzir cenários locais. Os alunos observaram atentamente cada fala das artistas plásticas.