
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (13) o requerimento para a realização de uma audiência pública que discutirá denúncias de sexualização de crianças e adolescentes nas redes sociais. A proposta é da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
O objetivo é debater com representantes das principais plataformas digitais sobre como os conteúdos que exploram sexualmente menores circulam na internet e como os algoritmos das redes sociais podem contribuir para essa disseminação.
O requerimento também prevê a participação do influenciador Felipe Bressanim Pereira (Felca), que recentemente denunciou em vídeo no YouTube a existência de conteúdos que adultizam e sexualizam crianças e adolescentes. A senadora quer que ele detalhe essas denúncias durante a audiência.
Além disso, foram sugeridos convites para representantes do Ministério Público Federal, da Polícia Federal e da Defensoria Pública da União, a fim de enriquecer o debate com diferentes perspectivas institucionais.
Nos últimos dias, Felca acusou o influenciador Hytalo Santos de sexualizar a imagem de menores. Em decorrência das denúncias, a página de Hytalo no Instagram foi desativada pela Justiça, a pedido do Ministério Público.
Felca possui quase 16 milhões de seguidores no Instagram e cerca de 6 milhões no YouTube. O vídeo em que ele faz as denúncias, publicado em 6 de agosto, já acumula mais de 32 milhões de visualizações.
“O assunto é muito grave. Precisamos compreender como as big techs abordam esse tema e como usam os algoritmos que acabam proliferando esse tipo de prática”, afirmou a senadora Eliziane Gama.
A data da audiência ainda será definida pela CCJ.
