A segunda-feira (16) será de mais chuva intensa em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, a instabilidade ocorre principalmente nas áreas do Oeste, Planalto e Vale do Itajaí, que são afetadas por temporais desde o início do mês. Quatro pessoas já morreram.
As tempestades virão acompanhadas de rajadas de vento, raios e queda de granizo. Além do risco para destelhamentos e quedas de árvores, o órgão estadual afirma que a chuva intensa em um período curto de tempo pode provocar alagamentos, enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.
A condição de chuva no estado ocorre por conta da passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, combinada a sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera, e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica. Durante a semana a chuva seguirá.
Até a noite de domingo, 144 os municípios registraram ocorrências em virtude das chuvas. Das 295 cidades, 126 já emitiram decretos de situação de emergência.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/c/k/gOzrG4RXe4UBjwVHIPYg/vitimas-mortas-nas-chuvas.jpeg)
Previsão de mais chuva, diz Defesa Civil
Entre segunda e terça-feira (17), o acumulado de chuva pode variar entre 80 a 150 milímetros no Oeste e chegar a 100 milímetros nos planaltos e Vale do Itajaí. As temperaturas sobem rapidamente e, durante a tarde, superam os 30°C no Oeste. No litoral e Vale do Itajaí, variam entre 22°C e 26°C.
Na quarta-feira (18), as instabilidades perdem força, mas o tempo ainda segue com bastante nebulosidade e deve ocorrer chuva fraca em todas as regiões, em especial nas áreas próximas ao estado do Paraná.



















