Dois amigos apaixonados por pedalar viveram uma aventura viajando de Barra Velha, no Litoral Norte do Estado, até Faxinal dos Guedes. Foram quase 500 km em uma bicicleta para chegar ao destino programado.
Tiago Trevisan foi quem teve a ideia de pedalar rumo ao Oeste. Ele é natural de Faxinal dos Guedes, mas há cerca de 14 anos vive em Barra Velha. A família de Tiago ainda mora no município do Oeste, por isso a cicloviagem também teve o objetivo de rever os familiares.
Acompanhado do amigo Claudinei João Fortunato, eles saíram de Barra Velha na madrugada da quinta-feira (10) e chegaram ao destino, no fim da tarde da sexta-feira (11).
“Sabíamos que seria um trajeto difícil devido às irregularidades do relevo. Nós planejamos a cicloviagem em duas etapas, sendo: Barra Velha a Porto União – de 304 km – onde passamos a noite em um hotel da cidade, e o segundo dia, de Porto União a Faxinal dos Guedes – com mais 185 km”, contou Tiago.
Segundo Tiago, a viagem ocorreu conforme o previsto. No primeiro dia houve apenas uma dificuldade entre Canoinhas e Porto União, em razão de uma forte chuva. “Foi num trecho onde não há um bom acostamento para andar de bike, sendo necessário bastante cuidado. Esse trecho foi o mais preocupante”, relembra.
No segundo dia ao sair de Porto União, uma serra mais pesada era a preocupação, até mesmo em razão do cansaço de ter pedalado mais de 300km no dia anterior. “Por isso que a gente planejou fazer mais no primeiro dia, para que restasse um percurso menor a se fazer na sexta, já que o cansaço vai aumentando com o passar das horas. Mas mantivemos o foco, que era chegar”, explica o ciclista.
Tiago pratica o esporte há cerca de dois anos. Ele e Claudinei já fizeram uma cicloviagem, em setembro do ano passado, de Barra Velha até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Os dois são integrantes e fundadores do Grupo Equipe Bike Comfer, de Barra Velha.
Os dois ficaram o fim de semana hospedado na casa dos pais de Tiago, em Faxinal dos Guedes, e puderam confraternizar com a família dele. Depois de dois dias de descanso a dupla agora se prepara para fazer o caminho de volta para casa. Na madrugada da segunda-feira (14) saíram em viagem, desta vez, num trajeto diferente: no primeiro dia até Pouso Redondo, onde passaram a noite, e completaram a viagem até Barra Velha na terça (15).
A próxima cicloviagem deles já está programada para setembro deste ano e será o “Caminho da Fé”, de Minas Gerais até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. Nos planos também estão uma cicloviagem no Chile, que não foi realizada ainda em razão da pandemia.