Uma frente fria que se forma no Sul do Brasil nesta quinta-feira (22) deve mudar o tempo em todo o país nos próximos dias. O sistema está associado a um ciclone extratropical em alto mar e deve trazer muita chuva e ventos fortes para o Rio Grande do Sul já nesta quinta.
De acordo com a Climatempo, a frente fria deve ser a segunda mais intensa a atingir o Rio Grande do Sul neste agosto. Apesar de estar afastado do continente, o ciclone deve intensificar os ventos na região, podendo chegar até 90 km/h.
Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica – regiões causadoras de tempo adverso em grande escala – que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria).
Também há previsão de temporais em praticamente todo o estado ao longo do dia por conta do avanço da frente fria.
“Esse sistema vai provocar chuva volumosa, granizo, raios e ventos fortes. Os ventos de até 90 km/h podem ser registrados no Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul”, detalha Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sudoeste do Rio Grande do Sul pode ter acumulados de até 100 milímetros nesta quinta, com risco pontual para alagamentos.
Já na sexta-feira (23), a chuva deve se concentrar em parte de Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul.
A massa de ar frio vai ser responsável por quebrar o bloqueio atmosférico que vinha mantendo as temperaturas muito elevadas nesta semana. Desde o dia 18, o Brasil vive uma onda de calor, com capitais registrando máximas superiores a 30°C.
Calor no Sudeste
Apesar da previsão de tempo instável para o Sul do país nesta quinta, a frente fria ainda vai demorar alguns dias para mudar o tempo nas demais regiões.
As temperaturas ainda devem ficar bastante elevadas, especialmente faixa central do Brasil. Boa parte do Paraná, São Paulo, sul de Minas Gerais, sul de Goiás, sul do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem registrar marcas até 5ºC acima da média, segundo o Inmet.
🥵A região central do país ainda está sob a influência de uma onda de calor. O fenômeno intensifica a circulação de ventos quentes no interior do país, impedindo o avanço de frentes frias.
A expectativa é que o calor se mantenha nessas regiões até a próxima sexta-feira. Algumas capitais podem registrar ainda recordes de temperaturas para o mês nesta semana.
Veja como ficam as temperaturas nas capitais nos próximos dias, segundo o Inmet: