
O avanço de uma massa de ar frio trará a Santa Catarina o primeiro frio intenso do ano, informou a Defesa Civil estadual nesta segunda-feira (13). Em paralelo, a formação de um ciclone extratropical no mar provoca fortes rajadas de vento, de até 70 km/h, e ressaca no mar, com ondas de 3 metros de altura.
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui
Cidades do Litoral Norte onde o calor intenso foi sentido pela manhã desta segunda-feira (13), com temperaturas de até 30ºC, devem terminar o dia perto dos 12°C. Na terça, as mínimas ficam perto dos 5°C na Serra. Já na quarta (15), o frio chega em todo o estado, com temperaturas que não ultrapassam os 17°C.
De acordo com a Defesa Civil, as baixas temperaturas combinadas com ventos persistentes no litoral, mantêm a sensação de frio ainda maior, principalmente nas áreas próximas à costa. O órgão alerta para cuidados com idosos, crianças, pessoas em situação de vulnerabilidade e animais domésticos durante os dias de frio.
Previsão por dia
- 🌧️ Segunda: frente fria que influencia o tempo desde o fim de semana mantém o dia nublado. O ciclone extratropical em alto mar provoca agitação marítima e rajadas de vento;
- 🌀 Terça: ciclone extratropical segue provocando rajadas de vento e ressaca. A massa de ar frio avança também avança e deixa o dia com temperaturas baixas.
- 🧥 Quarta: frio chega em todas as regiões, com mínimas previstas entre 0°C e 5°C no Grande Oeste, Planalto Sul, Grande Florianópolis Serrana e parte do Litoral Sul e Alto Vale. Haverá temperaturas negativas nas áreas mais elevadas da Serra.
Recomendações
Temperaturas baixas:
- Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos.
- Procure se agasalhar e beber bastante água.
- Evite locais aglomerados.
- Mantenha a higiene das mãos.
Chuva intensa
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados.
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
- Fique atento à rachaduras em paredes e encostas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento.
- Em caso de agitação marítima, deve-se evitar atividades de navegação, pesca e de esportes náuticos.

Siga nosso canal de notícias no Whatsapp Clique Aqui