sábado, 20 de julho de 2024 | 03:25:28 Now19°C

Comissão do Senado discute educação para autistas nesta quarta-feira (26)

autismo

A Comissão de Educação (CE) realiza nesta quarta-feira (26), às 14h30, audiência pública remota sobre parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) com orientações específicas para o público constituído por estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

O parecer 50/2023 foi apresentado pelo CNE como forma de promover uma educação inclusiva e de qualidade. O documento já foi aprovado e aguarda a homologação do Ministério da Educação. Após a sua homologação, o parecer técnico servirá como subsídio para orientar as instituições de ensino sobre o atendimento educacional e a base estratégica para o acompanhamento de estudantes com TEA.

“Assim, torna-se fundamental discutir tais estratégias para garantir um ambiente escolar acolhedor, acessível e que promova o desenvolvimento integral de cada aluno, além de compreender melhor a temática apresentada no parecer 50/2023”, ressalta o senador Flávio Arns (PSB-PR), que preside a CE e autor do requerimento de audiência pública (REQ 54/24 – CE).
Convidados
O debate contará com a participação da vice-presidente da Comissão de Autismo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Flávia Marçal; do defensor público federal e representante do Grupo de Trabalho de Atendimento à Pessoa Idosa e à Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública da União, Marcus Vinícius Rodrigues Lima; do coordenador da Frente de Trabalho da Educação Especial do Comitê de Educação Básica do Fórum Nacional dos Conselhos Municipais e Estaduais de Educação (Foncede), Eduardo Vieira Mesquita; da secretária de Educação de Goiás e representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Fatima Gavioli; e do promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial em Educação do Ministério Público do Estado de São Paulo, João Paulo Faustinoni e Silva.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

Foto: Reprodução/Via Agência Senado 

Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui 

 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades