
Todas as comportas das barragens de Taió e Ituporanga, no Vale do Itajaí, foram fechadas na noite de terça-feira (11) por conta do alto volume de chuva. Nesta quarta-feira (12), a situação permanecia a mesma (veja abaixo a última atualização).
De acordo com a Defesa Civil, a passagem de ciclone extratropical traz instabilidade e chuva intensa em diversas regiões do estado até quinta-feira (13). Há chance de deslizamentos de terra, alagamentos, vento forte e estragos.
As duas barragens foram criadas na década de 70 e são usadas exclusivamente para a contenção de cheia na região do Vale do Itajaí. Quando há chuva intensa, as comportas são fechadas para evitar que as cheias dos rios atinjam as cidades mais baixas da região.
Nas últimas 24h, o município de Taió, por exemplo, registrou 116 milímetros de chuva. Em Ituporanga, esse número chegou a 58 milímetros, dos quais 32 milímetros foram registrados nas últimas seis horas.
A barragem de Taió tem capacidade para conter 99,96 bilhões de litros de água e a de Ituporanga, 104,03 bilhões de litros.
Situação nos principais pontos de monitoramento:
Barragem Sul (Ituporanga)
- Rio: Itajaí do Sul
- Comportas abertas: 0
- Comportas fechadas: 5
- Canal extravasor: Fechado
- Tempo: chuva
Barragem Oeste (Taió)
- Rio: Itajaí do Oeste
- Comportas Abertas: 0
- Comportas fechadas: 7
- Tempo: chuva
Telefones para pedir ajuda:
- Corpo de Bombeiros: 193;
- Polícia Militar: 190;
- Defesa Civil: 199.