A Defesa Civil de Santa Catarina publicou uma nota sobre a presença da fumaça das queimadas da Amazônia no estado, deixando o céu com aspecto esbranquiçado. O órgão prevê que a situação se prolonge até quarta-feira (21), no mínimo.
Acesse para receber notícias pelo Whatsapp
Segundo o órgão, o fenômeno contribui para a diminuição da visibilidade, além da piora na qualidade do ar, especialmente no interior do estado.
No litoral a fumaça não será tão perceptível pois há nevoeiros próximo à costa.
Após superar recordes negativos no mês de julho, o Amazonas registrou quase 3 mil focos de queimadas apenas nos primeiros dez dias de agosto, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O Amazonas está em emergência ambiental devido aos focos de calor. Ao todo, são 22 dos 62 municípios do estado nessa situação. Segundo o estado, durante o período de 180 dias está proibida a prática de fogo, com o sem uso de técnicas de queima controlada.
A Defesa Civil alerta que a fumaça segue sendo transportada da região centro-oeste e norte do Brasil em direção a Santa Catarina.
Em nota, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina recomendou à população que beba bastante água e monitore possíveis sintomas de irritação respiratória, como tosse, dificuldade para respirar ou irritação nos olhos.
Os sintomas podem ser mais acentuados em crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas. Em caso de agravamento, é fundamental procurar atendimento médico.
O órgão recomenda:
- Permanecer em ambientes fechados sempre que possível, especialmente nos horários de pico da fumaça.
- Utilizar umidificadores de ar ou toalhas úmidas nos ambientes internos para melhorar a qualidade do ar.
- Evitar atividades físicas intensas ao ar livre, que podem agravar problemas respiratórios.
- Manter-se informado sobre a qualidade do ar através dos canais oficiais de comunicação do governo.
Acesse para receber notícias pelo Whatsapp
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui