segunda-feira, 4 de agosto de 2025 | 16:33:49 Now20°C

Defesa Civil classificou como uma microexplosão a tempestade que atingiu o município de São João do Itaperiú

micro

A Prefeitura de São João do Itaperiú está realizando uma força tarefa para reparar os danos causados pela forte tempestade que destruiu parte da cidade na tarde de ontem, dia 26. Equipes foram divididas para retirar os escombros, desobstruir as vias e atender as demandas das famílias afetadas. Uma reunião com representantes da Defesa Civil regional definiu os próximos passos para decretar situação de emergência.

De acordo com o prefeito Clézio José Fortunato, servidores trabalham no fichamento de moradores e residências atingidas. O relatório é necessário para anexar junto à Defesa Civil e embasar o decreto de situação de emergência. O Governo do Estado já sinalizou e deve enviar hoje materiais como kits de higiene e limpeza,
além de telhas, cestas básicas e colchões. A distribuição será feita de acordo com os registros da Defesa Civil e Assistência Social.

A Defesa Civil afirma que há registros de famílias desabrigadas, mas que foram direcionadas para casas de familiares. Não houve vítimas graves da tempestade.

O abastecimento de energia elétrica já está sendo normalizado aos poucos. A CELESC está atuando na cidade com diversas equipes para fazer a troca de postes e fiações atingidas. Situação parecida no setor de internet, onde as empresas privadas já fazem os reparos.

O atendimento na Prefeitura e demais secretarias municipais para demais assuntos está suspenso nas próximas 72h. Todos os servidores estão atuando no reparo e
atendimento à famílias atingidas.

Microexplosão

O relatório emitido pela Defesa Civil classificou como uma microexplosão a tempestade que atingiu o município de São João do Itaperiú. O vendaval ocorreu por volta das 15h e afetou principalmente os bairros do Centro e da Toca. Comércios, Igrejas e casas foram destruídas pela força do vento. Outro setor que sofreu o impacto foi a agricultura. Plantações de banana e arroz foram totalmente perdidas.

Profissionais da Epagri realizam o levantamento do prejuízo obtido pelos agricultores para traçar estratégias de recuperação, como o acionamento de programas assistenciais do Governo Federal.

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades