quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | 20:31:30 Now20°C

Ex-deputado do PT é morto a facadas pelo próprio filho em São Paulo

Paulo-Frateschi-2

O ex-deputado estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) e amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Paulo Frateschi, foi morto na manhã desta quinta-feira (6) em sua residência, na Zona Oeste de São Paulo. O principal suspeito do crime é o próprio filho, que foi preso em flagrante e encaminhado ao 91º Distrito Policial (Ceasa).

De acordo com informações da Polícia Militar, o homem teria sofrido um surto e atacado o pai com uma faca, desferindo golpes que atingiram a cabeça e o braço da vítima. Frateschi chegou a ser socorrido e levado ao Hospital das Clínicas, no Centro da capital, mas não resistiu aos ferimentos.

Ainda conforme a polícia, o agressor também atacou a mãe, que tentou impedir o crime e sofreu ferimentos leves. O local foi isolado para a realização da perícia da Polícia Técnico-Científica, e o caso segue sob investigação da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Quem foi Paulo Frateschi

Paulo Frateschi foi uma figura histórica do Partido dos Trabalhadores. Militante político desde os anos de ditadura, ele participou da Ação Libertadora Nacional (ALN), grupo de resistência armada contra o regime militar, e chegou a ser preso e torturado por militares.

Durante sua trajetória pública, Frateschi foi deputado estadual e atuou em 2014 como secretário de Relações Governamentais na gestão do então prefeito Fernando Haddad, em São Paulo.

O ex-deputado enfrentou tragédias pessoais marcantes: perdeu dois filhos em acidentes de trânsito, um em 2002, aos 7 anos, e outro em 2003, aos 16 anos.

Nota de pesar do PT

Em nota oficial, o Partido dos Trabalhadores lamentou profundamente a morte de Paulo Frateschi e exaltou sua trajetória de luta e compromisso com as causas sociais:

“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do ex-presidente do PT Paulista e ex-deputado estadual Paulo Frateschi, companheiro e dedicado militante do nosso partido. Durante toda a sua trajetória, nosso companheiro demonstrou coragem, integridade e compromisso com o PT e pela busca de um país mais justo.

Paulo Frateschi deixa um legado marcado pela luta pela justiça e pela inclusão. Ele permanecerá vivo em nossos corações e nas ações que ajudou a inspirar. A ausência do nosso querido Frateschi deixa uma lacuna irreparável entre amigos, familiares e companheiros de luta. Manifestamos à família e aos amigos a nossa mais sincera solidariedade.”

A morte de Paulo Frateschi comoveu lideranças políticas de todo o país e repercutiu fortemente entre militantes e aliados históricos do PT.

Fotos:Reprodução Via: NSC 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades