
O artesão, professor e motorista profissional Lenilson Luiz da Silva, a partir desta terça-feira, dia 5 de março, traz para Barra Velha uma exposição muito original. Trata-se de “Ferramentas Antigas da Nossa Gente”, um acervo pessoal de Lenilson, também morador de Barra Velha, que reúne 48 peças e que será exposta até o dia 5 de abril no Centro Cultural Casa de Palmito, na Praça Lauro Carneiro de Loyola.
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui
De acordo com Lenilson, estarão expostas peças como máquinas de costura, chaleiras de ferro, escova de limpar peixe, serrotes e também apetrechos dos pescadores, como facões, tesoura de cortar chapa, machadinha de pedra artesanal feita pelo próprio Lenilson, enxada, cepilho, formão, serrotes e até mesmo uma agulha de remendar rede.
Os doadores destas peças foram as repassando ao artesão no decorrer dos últimos anos. Por exemplo, há uma agulha de rede do popular e saudoso pescador João Cavalinho; uma escova de limpar peixe da Tia Neia, uma colher de pedreiro do Pedro Melo, e ainda a machadinha usada pelo também saudoso Arnoldo Pescador, pai do artesão.
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui
Lenilson cita ainda peças doadas por Milton Charrua, o popular Milton Carroceiro, Zé Mila e por Dona Lila e João Lindolfo, do bairro Rainha, em Araquari. O acervo estará à disposição no horário da tarde até a noite diariamente, das 14h às 20h, com exceção das segundas e terças-feiras, quando o Centro Cultural está fechado.
Lenilson Luiz da Silva da Silva tem 43 anos, é filho da professora Dilza Gonçalves da Silva e de Arnoldo Luiz da Silva, o Arnoldo Pescador. Possui licenciatura em pedagogia, idealizou o projeto “Liberdade na Gaiola”, é técnico e qualidade e integra o núcleo de artes da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina, seccional Acácio Borba Coelho, de Barra Velha.
Profissionalmente trabalha também como motorista da Associação de Assistência ao Portador e Ex-portador de câncer (Aapec), e é professor de ciências da natureza e matemática na educação escolar Quilombola, no bairro Itapucu, em Araquari. Casado com Daniela Langer, é pai de Lenilson Jr., Leonardo e pai de coração de Gustavo Langer Reis.
De acordo com Lenilson, a exposição “Ferramentas Antigas da Nossa Gente” é esse acervo pessoal que tem o objetivo de “valorizar, respeitar e referenciar barra-velhenses que aqui estiveram antes de nós”. Para o expositor, “cada peça é única”, frisa, “uma maneira muito peculiar de saber e entender o dia a dia de quem morou em Barra Velha nas décadas anteriores”. O artesão convida todos para visitar a mostra.
Fonte: Mzl10







Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui