
O novo sistema de filtragem do esgoto lançado na orla do Tabuleiro, em Barra Velha, não resistiu a um primeiro teste da natureza. A forte chuva desta segunda-feira (23), por volta das 21h, fez com que transbordasse o primeiro destes filtros, instalados na esquina da Avenida Avelino Borges (beira-mar do Tabuleiro) com a Rua Alfredo Borba, no centro.
Muita água acabou por escoar na saída do filtro, na orla; e para complicar, a beira-mar ficou tomada pela água. No local da nova tubulação, houve transbordamento, que até chegou a borbulhar no local. Motoristas registraram o alagamento.

Procurada, a assessoria da Secretaria de Obras da Prefeitura confirmou que a forte chuva gerou problemas no filtro, mas o secretário Cesar Sampaio afirmou que a situação foi resolvida ainda nesta terça-feira pela manhã.
Com recursos próprios, a prefeitura de Barra Velha está instalando os novos filtros sumidouros em toda a orla do Tabuleiro, e assegura que a iniciativa vai solucionar os problemas das “línguas negras” na beira-mar. Dividida em quatro etapas, a obra iniciou quarta-feira (18), com a instalação de uma caixa, que vai funcionar como um grande filtro, na saída da tubulação das águas pluviais.
A promessa era de em casos de chuva, o filtro daria conta de absorver automaticamente a água. A matéria orgânica fica depositada no fundo do filtro, que será limpo esporadicamente. A previsão é de que o sistema esteja pronto em 90 dias, em vários pontos da orla.