sábado, 5 de abril de 2025 | 07:52:59 Now19°C

Gaeco deflagra nova fase de operação para investigar advogados e criminosos em Joinville e São Francisco do Sul

op_gae_join-1024x597

Na manhã desta terça-feira (3), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em apoio à investigação conduzida pela 13ª Promotoria de Justiça de Joinville, deflagrou mais uma fase da operação Sob Encomenda. O objetivo é apurar crimes previstos na Lei de Organizações Criminosas, especialmente praticados por advogados e por faccionados reclusos no sistema prisional catarinense.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

Na ação, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, ordens expedidas pela Vara de Garantias da Comarca de Joinville. Ao todo são 11 pessoas investigadas nessa fase da operação, 3 delas advogados atuantes na cidade de Joinville.

Além de investigados em liberdade, foram alvos de buscas detentos do Sistema Prisional do estado, distribuídos na Penitenciária Industrial de Joinville, Presídio Regional de Joinville e Presídio de São Francisco do Sul. A operação conta com o apoio do Departamento de Polícia Penal da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina.

Relembre as fases da operação

A operação ora deflagrada é desdobramento da Operação Sob Encomenda, levada a efeito em agosto de 2021, que visava estancar a prática de sintonia entre advogados e faccionados internos do Sistema Prisional em prol da facção PGC e a entrada de aparelhos celulares, drogas e outros objetos ilícitos nos estabelecimentos prisionais.

Em 2024, além da operação desta terça, outras três fases foram deflagradas. Em fevereiro ocorreu a 2ª fase, quando foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão. Já na 3ª fase, realizada em abril, foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão. Em junho foi a vez da 4ª fase, quando foram 21 mandados de busca e apreensão e 2 de prisão.

A investigação prossegue em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

Foto e fonte: MPSC 

Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades