A Serra de Santa Catarina amanheceu novamente com formação de geada nesta segunda-feira (31). A vegetação no centro de Bom Jardim da Serra e no Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim, ficou encoberta pela camada de gelo (veja as imagens).
Em São Joaquim, a localidade onde houve o fenômeno fica a cerca de 3 quilômetros do centro. No município, a menor temperatura foi 2,77ºC, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no Estado. Em Bom Jardim da Serra, a mínima foi de -0,96ºC.
A geada ocorre quando é formada uma camada de gelo nas superfícies por causa da intensa redução de temperatura quando a umidade do ar está elevada. Apesar de parecer um fenômeno raro, ela é comum nas áreas mais altas e acontece durante todo o ano.
São Joaquim
Com uma população de 25.939 habitantes, segundo o Censo 2022, São Joaquim ocupa uma área de 1.892 km², a 1354 metros de altitude e faz divisa com Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Painel e Lages. A cidade é uma das que mais há registro de neve no Estado.
Atrações
As vinícolas estão entre as atrações mais numerosas em São Joaquim. O turista pode visitar nove delas.
Há também passeios a cavalo, trilhas, pescaria e a tradição do fogo de chão. É possível ter uma visão panorâmica da cidade na escadaria Belvedere. A Rota do Queijo Serrano tem cinco queijarias e fica na área rural do município.
Bom Jardim da Serra
Uma das atrações é o mirante da Serra do Rio do Rastro. No local, o turista encontra serviços de café e restaurante, produtos da região e artesanatos.
Outras atrações incluem turismo de aventura, fazendas, cachoeiras, passeios a cavalo e cânions.