quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | 20:07:44 Now22°C

General Augusto Heleno revela diagnóstico de Alzheimer após exames na prisão

general heleno

O general da reserva Augusto Heleno, 78 anos, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), revelou durante exame de corpo de delito que convive com a Doença de Alzheimer desde 2018. A informação consta no laudo médico realizado após sua prisão na manhã desta terça-feira (25). As informações são do g1.

Heleno foi detido pelo Exército e pela Polícia Federal (PF) no âmbito das investigações sobre a trama golpista, na qual é acusado de integrar o núcleo central de uma organização criminosa que atuou para tentar manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder, mesmo após a derrota eleitoral. Condenado a 21 anos de prisão, o general foi encaminhado para o Comando Militar do Planalto, em Brasília, onde permanece custodiado.

Diagnóstico revelado no exame de corpo de delito

No registro oficial do exame, utilizado para avaliar e documentar as condições físicas e clínicas de uma pessoa no momento da prisão, o general informou apresentar sintomas ativos da doença neurodegenerativa há pelo menos sete anos.

Segundo o documento:

“Refere ser portador de Demência de Alzheimer em evolução desde 2018, com perda de memória recente importante, prisão de ventre e hipertensão, em tratamento medicamentoso (polifarmácia).”

O exame de corpo de delito é um procedimento médico-legal obrigatório, realizado para garantir transparência na custódia e evitar alegações futuras que não possam ser comprovadas. Ele protege tanto o preso quanto o Estado.

Caso segue em investigação

A prisão de Heleno ocorreu no desdobramento de ações que investigam a suposta articulação para reverter o resultado das eleições de 2022, ignorando a vontade expressa nas urnas. O general é apontado pelos investigadores como figura chave na estrutura que buscava dar sustentação ao movimento antidemocrático.

Com a revelação do diagnóstico, a defesa do ex-ministro pode tentar usar o estado de saúde como argumento para requerer condições especiais de cumprimento de pena ou medidas alternativas. No entanto, até o momento, não houve manifestação oficial.

General Augusto Heleno foi preso nesta terça-feira (25) (Foto: Lula Marques, Agência Brasil) 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades