O Governo Federal oportunizou a solução de um problema de mais de 20 anos na comunidade de Itajuba, Barra Velha: através da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), foi oficializada a cessão do imóvel do antigo DNER, em Pedras Brancas, para o Município barra-velhense – patrimônio avaliado em R$ 3 milhões e 300 mil.
A ação deu-se após articulação da deputada federal Ana Paula Lima (PT), e nesta quarta-feira (1º), o prefeito Douglas da Costa (PL), juntamente com autoridades locais, esteve na sede da SPU, em Florianópolis, participando da assinatura da liberação do imóvel junto a Juliano Luiz Pinzetta, superintendente da SPU.
Segundo o prefeito, diante dessa transferência, a Prefeitura estuda desenvolver para essa área o projeto de um futuro hospital municipal. Ana Paula entende que será necessário destinar parte dela também para o Corpo de Bombeiros Voluntários, pois há 28 anos, é nela que se situa a sede da corporação. Douglas também assinou a documentação juntamente com a deputada estadual Vanessa da Rosa (PT), que representou Ana Paula Lima na solenidade.
O presidente do PT de Barra Velha, Flávio Branco, juntamente com o metalúrgico Benício Abreu da Silva, um dos fundadores do Corpo de Bombeiros Voluntários, e a gestora dos bombeiros voluntários, Kelly Andressa Paloco, também estiveram na solenidade, assim como a advogada Scheila Scherer, procuradora jurídica da Prefeitura.
Foi Benício quem articulou, já no início do ano, o apoio de Ana Paula para a liberação da área de Pedras Brancas, e na condição de fundador da corporação, agradeceu à deputada e sobretudo, à agilidade do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tramitação da liberação da cessão do imóvel.
Segundo o prefeito Douglas, essa etapa foi crucial para o projeto de construção de um hospital regional que atenderá a região. A próxima etapa é a elaboração de um projeto adequado para atender a necessidade do Município, e, segundo ele, “cumprir a parte burocrática e iniciar a obra”.
“O objetivo é integrar o sistema de saúde, que inclui um novo pronto atendimento e diversas unidades de saúde públicas, oferecendo uma assistência completa aos seus cidadãos. A concretização desse projeto visa elevar a qualidade do atendimento médico e de saúde na região, beneficiando toda a comunidade.
Fonte: Juvan Neto