
Itajaí, cidade mais populosa do Litoral Norte catarinense, decretou estado de emergência hídrica por conta do elevado volume de chuvas e tendência de elevação do nível dos rios. A decisão foi divulgada ainda na noite de domingo (8) e levou em consideração o alto índice de turbidez no Rio Itajaí-Mirim, que corta a cidade.
No decreto, o município alerta para a chance de desabastecimento de água por causa da dificuldade operar o sistema das estações de tratamento de água. A região é uma das afetadas por diversos problemas por conta da chuva constante e volumosa.
Uma das estruturas, inclusive, foi danificada na manhã desta segunda-feira (9). A plataforma flutuante onde estão motobombas de captação de água bruta no Rio Itajaí-Mirim sofreu com os impactos da correnteza e afundou parcialmente, sendo necessário um guindaste para trazê-la à superfície.
Nesta manhã, 259 pessoas estavam desabrigadas por conta dos alagamentos. Entre sexta-feira (6) e a manhã desta segunda foram 119 ocorrências atendidas pela Defesa Civil.
No estado, 136 municípios já informaram estragos causados pela chuva, duas pessoas morreram, um bebê fico ferido e 67 cidades decretaram situação de emergência. Nesta segunda-feira (9), a chuva dá trégua, mas Itajaí segue com alagamentos.