
Um jacaré foi gravado enquanto nadava no mar, próximo a banhistas, na Praia da Daniela, em Florianópolis. A cena foi registrada por uma turista.
Segundo Carolina Macanhão, o flagrante aconteceu no domingo (14), mesmo dia em que um jacaré cruzou a faixa de areia em meio aos guarda-sóis e cadeiras, divulgados por aqui também.
“Eu acredito que pode ser o mesmo. Porque esse jacaré que filmei é filhote, e aquele [do registro anterior] parece ser filhote também”, comentou.
“Quando filmei, não tinha tanta gente [em volta] assim. Pode ser que, numa parte da praia que estava mais movimentada, ele apareceu, saiu da vegetação, e eu o encontrei já nadando no mar”, afirmou Macanhão.
Conforme o biólogo Alex Bergmann, especialista em répteis, os jacarés-de-papo-amarelo, espécie do animal gravado no mar, costumam ficar em água doce. Registros como o de Carolina, no entanto, podem ocorrer no litoral.
“Como em Florianópolis tem muito mangue, muita interação da água doce com salgada, eles acabam adentrando baías e, pela foz dos rios, acabam chegando até o mar”, explica.
De acordo com Bergmann, o movimento é mais comum em épocas de chuva forte.
“Acabam indo com a correnteza e permanecem pelo mar até achar o local que eles vão ficar. Às vezes há o simples fato de dispersão: saem de um rio e vão pelo mar até achar um um outro riacho, um outro ribeirão”, contextualiza.
