A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foi aprovada por unanimidade na tarde desta quarta-feira (17) no plenário da Assembleia Legislativa e agora segue para sanção do governador Jorginho Mello. A peça prevê que o Estado poderá ter uma receita superior a R$ 55 bilhões em 2025. Após a aprovação, os deputados estaduais entram em recesso até agosto.
Acesse para receber notícias pelo Whatsapp
Ao todo, foram apresentadas 51 emendas, sendo que 16 delas foram rejeitadas pelo relator do PL, deputado Marcos Vieira (PSDB), e as demais acatadas. Na discussão da LDO em Plenário, o deputado Marcos José de Abreu, o Marquito (Psol), questionou sobre a necessidade de estabelecer critérios para avaliação dos impactos econômicos, sociais e ambientais dos incentivos fiscais, em especial as isenções, concedidas pelo governo estadual.
Conforme Marcos Vieira, essa questão será discutida quando o Executivo encaminhar a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA), no segundo semestre.
O que é a LDO
A LDO 2025 observa os princípios orçamentários, as metas fiscais de arrecadação e de gastos. A exposição de motivos reforça a necessidade da implementação de medidas e ações para manter o equilíbrio das contas públicas estaduais alcançado em 16 meses de gestão. A proposta também traz um breve balanço do Plano de Ajuste Fiscal (PAFISC), criado a partir da análise do desempenho das receitas e despesas de Santa Catarina nos últimos 10 anos.
Acesse para receber notícias pelo Whatsapp
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui