
Uma das mais conhecidas devotas do Divino Espírito Santo e figura querida das comunidades de Barra Velha e São João do Itaperiú faleceu neste sábado (20). Lúcia de Lima Soares, 66 anos, ex-vereadora em São João do Itaperiú e presença constante nas tradições religiosas da região, morreu após enfrentar uma batalha contra o câncer nos últimos quatro anos.
Lúcia exerceu mandato entre 2004 e 2008 no Legislativo de São João. Comerciante, animadora de liturgia católica e apaixonada pela música, marcou gerações com seu violão e sua voz. Atuou nas Folias do Divino e nas Folias de Reis, celebradas no Natal e Ano Novo, levando alegria e fé por diversas cidades.
Conhecida pelo sorriso fácil e pelo jeito comunicativo, deixou lembranças marcantes em familiares e amigos. O advogado e genro Rodrigo Duarte Maia, de Barra Velha, destacou a relação de afeto que criou com a família. “Ela foi mais que madrasta da minha esposa, foi uma verdadeira mãe”, afirmou.
O professor Juliano Bernardes, imperador da Festa do Divino deste ano, ressaltou sua dedicação à tradição. Foram inúmeras edições em que Lúcia contribuiu com voz e violão para as cantorias. Em 29 de maio de 2020, participou da “Divina Live”, primeira transmissão virtual da festa, realizada no auge da pandemia, que alcançou 3,3 mil visualizações no Facebook.
Momentos marcantes também ficaram registrados em 2019, quando integrou o cortejo liderado pelos irmãos Eduardo e Lígia Barrim, então imperador e imperatriz da festa. Mesmo após o diagnóstico da doença em 2021, Lúcia manteve firme a fé no Divino e seguiu participando das tradições enquanto sua saúde permitia.
O velório acontece desde a noite de sábado (20), a partir das 21h, no Centro de Eventos, em São João do Itaperiú. Neste domingo (21), às 15h, será celebrada missa de corpo presente no Centro de Eventos do município. Às 16h, o cortejo seguirá em direção ao Cemitério de Santa Luzia, onde o sepultamento está marcado para as 17h.




Fotos: Redes Sociais Fonte: Juvan Neto