quarta-feira, 6 de agosto de 2025 | 20:22:31 Now17°C

Luciano Hang sugere mudar o nome de Barra Velha e gera polêmica nas redes sociais

barra-velha-2-1-944x531-1

Empresário catarinense propõe novos nomes para o município; proposta divide opiniões entre moradores

Em uma postagem recente nas redes sociais, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, sugeriu publicamente a mudança do nome da cidade de Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina. No vídeo publicado, ele aparece ao lado do prefeito Daniel Cunha (PSD), defendendo a ideia de que o atual nome não condiz mais com o desenvolvimento do município.

— A cidade de Barra Velha está crescendo, uma das cidades que mais cresce no Brasil. “Barra Velha” já não condiz mais com o nome dessa cidade linda e maravilhosa, né? — afirma Hang no vídeo, antes de propor opções como “Praia da Barra” ou “Balneário da Barra” como possíveis novos nomes para o município.

O prefeito, por sua vez, concordou com a proposta e reforçou a importância da participação popular:
— É o povo que decide. Vamos deixar o povo decidir — disse Cunha, incentivando os moradores a opinarem nos comentários da publicação.

Reações divididas

A sugestão causou grande repercussão entre os internautas e moradores da cidade. Enquanto alguns apoiaram a ideia de repaginar o nome do município como forma de valorizá-lo, outros se mostraram contrários à proposta.

— Só os visionários vão entender esse post do Luciano. Ele está certo. “Balneário da Barra”! — comentou um seguidor.
— Tem que mudar o nome sim, um que valorize mais a cidade — apoiou outro.

No entanto, críticas também foram fortes:

— Tem bastante coisa para fazer antes de querer mudar o nome da cidade. Ponte Pênsil interditada, PA não finalizado, posto de saúde São Cristóvão interditado, Escola Davi demolida e nada de nova escola […] Aí vocês vêm falar em novo nome para cidade? — escreveu uma moradora indignada.

Outro morador reforçou:
— Nasci aqui, sou nativo, respeito quem pensa diferente de mim, mas não concordo em mudar o nome de Barra Velha. Temos outras prioridades emergenciais.

Além disso, alguns internautas ironizaram a iniciativa de Luciano Hang, sugerindo que ele começasse mudando o nome das lojas Havan para algo mais brasileiro, inclusive substituindo a Estátua da Liberdade — símbolo da rede varejista — por um ícone nacional.

Prefeitura diz que não há projeto oficial

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Barra Velha informou que não existe nenhum projeto formalizado para mudança do nome do município. No entanto, reconheceu que a sugestão do empresário foi bem recebida e poderá ser analisada futuramente.

Para que qualquer alteração seja efetivada, é necessário que um projeto de lei seja aprovado pela Câmara de Vereadores do município, além de atender critérios legais e envolver custos públicos com mudanças em documentos, placas e registros oficiais.

Mudança simbólica ou prioridade equivocada?

Embora a proposta tenha levantado um debate sobre a imagem e valorização do município, muitos moradores ressaltaram que há demandas urgentes a serem resolvidas antes de se discutir a alteração do nome da cidade.

O episódio escancarou a divisão de opiniões sobre a identidade local, e reacendeu o debate sobre até que ponto ações simbólicas contribuem para o desenvolvimento de uma cidade — ou apenas desviam o foco de questões estruturais e emergenciais.

Vídeo Reprodução Redes Sociais Empresário 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades