
Somente nos primeiros meses de 2025 já foram capturados e controlados 414 escorpiões em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, pela Gerência de Controle de Zoonoses. No ano interior, foram mais de 1,6 mil animais.
De acordo com o Manual de Controle de Escorpiões do Ministério da Saúde, a erradicação desses aracnídeos é inviável, mas o controle populacional e a prevenção são estratégias eficazes para minimizar os impactos.
O município explica que o aumento da presença dos escorpiões está ligado a fatores biológicos, como hábitos alimentares e capacidade reprodutiva, além das condições ambientais favoráveis criadas pela ação humana, como o acúmulo de entulho e lixo.
Para enfrentar esse desafio, a Gerência de Controle de Zoonoses realiza a busca ativa dos escorpiões, com monitoramento e bloqueio, além de promover ações educativas junto à população.
“Entre as medidas preventivas recomendadas estão: vedação de frestas e rachaduras, reparos em caixas de esgoto, desinsetização para controle de baratas, remoção de materiais em desuso e manutenção de gramados aparados” destacou o Biólogo, Edimar Garcia.
A Secretaria de Saúde também reforçou a importância da regra dos “4 A’s”, que consiste em:
Acesso: vedação de possíveis entradas;
Água: eliminação de umidade;
Alimento: redução da presença de insetos;
Abrigo: manutenção da limpeza e organização dos ambientes.
