
A professora Maria Beatriz Marchi de Oliveira agora dá nome a uma das ruas mais importantes de Barra Velha, ligando a Avenida Beira-Mar à Rodovia Marginal da BR-101 Norte, em frente ao Camping, no bairro Tabuleiro. A homenagem póstuma foi oficializada pela Câmara de Vereadores em sessão solene realizada nesta quinta-feira, 31 de julho, reunindo familiares, amigos, ex-alunos e representantes da comunidade.
A justa homenagem eterniza o nome de uma das mais notáveis educadoras da história do município. Maria Beatriz, que faleceu em 22 de abril deste ano, deixou um legado imensurável na educação local. Foi professora de História por décadas, tendo marcado gerações e lutado incansavelmente pela implantação do Ensino Médio em uma Barra Velha ainda pequena, mas repleta de sonhos.
Natural de Nova Trento, nascida em 6 de maio de 1929, filha de João Raimundo Marchi e Catarina Battisti Archer Marchi, Dona Maria chegou a Barra Velha em 1951 ao lado do marido, José do Patrocínio de Oliveira, o Seu Zequinha. Formou-se em História pela Faculdade de Itajaí e atuou na educação por mais de 30 anos, inclusive em São João do Itaperiú, quando ainda era distrito de Barra Velha.
A sua trajetória iniciou-se na antiga Escola Estadual Pedro Paulo Felipe – hoje EEB Conselheiro Astrogildo Odon Aguiar – e, desde então, não parou mais. Sempre envolvida com teatro, corais, cultura, religião e ações voluntárias, Maria Beatriz deixou marcas profundas na alma da cidade. Foi também lembrada recentemente pela Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional Acácio Borba Coelho, com a inserção de sua biografia no livro “Mulheres Brilhantes”.
Na emocionante cerimônia na Câmara, o filho José Carlos Nene de Oliveira agradeceu, em nome da família, o reconhecimento. “Dona Maria”, como era carinhosamente chamada, aposentou-se em 1982, mas jamais se afastou da educação e da comunidade. Costumava dizer com ternura que encontrar ex-alunos era como “tomar injeções de ânimo e vitaminas para a vida”.
Com 94 anos de uma vida plena de amor, fé, dedicação e sabedoria, Maria Beatriz de Oliveira agora está oficialmente registrada na geografia e no coração de Barra Velha. Mais do que uma homenagem, seu nome numa rua é símbolo da valorização do conhecimento, do exemplo e da memória.