
O Morro do Cristo é um dos pontos mais procurados por turistas e moradores, pois é considerado um dos principais cartões postais de Barra Velha. Através dele, as pessoas que estão chegando para conhecer a cidade, conseguem ter uma visão panorâmica da cidade, contemplando a maioria das praias, a península, a Ponte Pênsil (interditada até o momento), o Costão dos Náufragos, entre outras belezas naturais. Há meses a Defesa Civil interditou o local, precisamente em 14 de março de 2023 quando o anúncio fora emitido pela prefeitura. Tudo por conta da parte inferior do braço do Cristo (placa) que acabou caindo, ocasionando a interdição . Desde então, uma placa bem discreta por sinal, está fixada na entrada do equipamento, a fim de chamar a atenção dos visitantes de que há risco para quem o deseja acessar o ponto turístico, o que não impede o ir e vir dos visitantes entre a imagem que oferece risco de desabamento e outros equipamentos criados que estão abandonados.

Há moradores de rua utilizando a varanda do quiosque (fechado) para dormir e beber, pois existem embalagens de bebidas alcoólicas espalhadas no local, assim como bolsas de roupas, bicicleta e no momento dos registros, dois homens conversavam tranquilamente sentados embaixo do Cristo sem nenhuma preocupação.

Revitalização aconteceu em 2022
A revitalização do Morro do Cristo foi entregue há pouco mais de um ano e seis meses, em 22 de fevereiro de 2022 e pelo pouco tempo de revitalização, tem aparente aspecto de abandono novamente, o que foi destacado pelo prefeito Douglas Elias da Costa na época quando inaugurou.
"Este é um local de muita história e que estava abandonado". Prefeito Douglas ao se referir a inauguração da obra revitalizada no Morro do Cristo ao Jornal do Comércio em 22/02/2022.

Frequentadores criticam o abandono
Em conversa com alguns frequentadores enquanto eram realizados os registros das fotos, eles disseram que o local tem aparência de abandono e falta de cuidado. Uma das pessoas informou que sentiu cheiro de maconha e que já encontrou latinhas de cervejas com sinais de uso do craque, além dos sustos que já levaram ao serem abordados por moradores de rua. Um dos visitantes disse ainda que ao olhar nos arredores, percebe a quantidades de residencias de alto padrão que, refletidas ao equipamento de visitação, acabam se tornando alvos fáceis, diante da qualidade de publico que frequenta nas noites o local, já que não há nenhum tipo de impedimento e controle no acesso.
Um dos moradores que prefere não se identificar disse que a noite é muito perigoso, principalmente nas madrugadas. De acordo com as informações há baderna, prostituição, uso de drogas e não há policiamento, fiscalização e nem impedimento . Se etá interditado de verdade que se construa um muro obstruindo o acesso e instale uma placa informando o aguardo da reforma, acrescentou. Enquanto não se consegue recursos para a substituição da imagem do Cristo como fora dito na imprensa, que se respeite ao menos o dinheiro público já aplicado na outra obra de revitalização, pois de graça ninguém fez, alertou. O morador finalizou dizendo que o processo administrativo local, ou seja, os gestores que deveriam assumir publicamente suas responsabilidades, acabam fazendo as mesmas coisas que os anteriores faziam. É cíclico, viciante e moralmente inadmissível, o que é uma pena para Barra Velha, finalizou.



Outros equipamentos criados a base de madeira encontram-se abandonados sem nenhum tipo de manutenção. Fotos: Folha Parati
Demolição das Estátua foi anunciada em abril
A demolição da estátua do Cristo foi anunciada em 14 de abril pela reportagem do Jornal do Comercio, onde a Fundação de Turismo, representada pelo presidente da instituição Pierre Costa, informou que a demolição total será feita, sem dar previsão, pois o projeto estaria transitando na Secretaria de Turismo de Santa Catarina, através do Secretário, Evandro Neiva. De acordo com a reportagem uma nova estátua contemplando o Cristo será construída, revitalizando toda a área sem perder a essência, porém, não foi divulgado quando que as obras do projeto serão executadas e se de fato, o recursos serão do Governo do Estado ou recursos do município. Ainda sobre um pedido de ajuda para fortalecer o turismo local, o Secretário Estadual de Turismo se comprometeu em ajudar o município.
O fato é que com a chegada do feriado prolongado em 7 de setembro, cujo período é popularmente conhecido pela realização da tradicional Festa do Pirão, cancelada este ano, muitos vistantes devem migrar para conhecer ou retornar às praias e não poderão contar com um dos pontos turísticos mais indicados para visitação devidamente preparado com uma estrutura mínima e segura.