A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha inicia mutirão “CADASTRASUS” no bairro Quinta dos Açorianos. Os agentes de saúde estarão uniformizados e com crachá de identificação
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui
Facilitar o acesso das pessoas aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), esse é o mais novo objetivo definido para os agentes comunitários de saúde (ACS) em Barra Velha. Por meio do mutirão denominado “CADASTRASUS”, os servidores do setor de Atenção Básica, (responsável pelas Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros), vão intensificar o trabalho de novos cadastros de dados pessoais de pacientes no bairro Quinta dos Açorianos. As visitas começam nesta segunda-feira, 25/11 e vão até o dia 20/12.
A secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi explica como os moradores poderão identificar os ACS: “Os agentes de saúde estarão uniformizados e com crachá de identificação. Nesta primeira fase teremos quatro servidores para fazer as visitas nas casas dos moradores”, destaca Lilian.
Durante as idas às residências, os agentes devem solicitar os seguintes documentos de todos os membros da família: RG, certidão de nascimento e cartão nacional do SUS.
A coordenadora das UBS, Renata de Borba, fala da importância desta ação para o paciente e para o sistema de saúde como um todo; “Manter os cadastros atualizados ajuda nossos profissionais a ofertarem serviços com mais qualidade a fim de apoiar a equipe técnica na análise da situação de saúde do paciente, considerando as características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do bairro de moradia”, finaliza Renata. No próximo ano o serviço será estendido para as demais localidades.
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui