Nesta terça-feira, (17) o céu oferecerá um espetáculo celestial: um eclipse lunar parcial durante uma Superlua.
Acesse para receber notícias pelo Whatsapp
Uma Superlua acontece quando a Lua cheia está no ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu. Durante esse fenômeno, a Lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está em seu ponto mais distante, o apogeu, a aproximadamente 405.500 quilômetros da Terra. Superluas são os eventos lunares mais impressionantes do ano devido ao seu brilho e tamanho ampliado.
Acesse para receber notícias pelo Whatsapp
Um eclipse lunar parcial ocorre quando apenas uma parte da Lua é coberta pela sombra da Terra, criando uma aparência de “mordida” no satélite. Diferente de um eclipse lunar total, onde a Lua fica completamente obscurecida, o eclipse desta terça-feira será menos expressivo, com apenas 3,5% da superfície lunar sendo afetada no auge do fenômeno.
Como assistir ao eclipse e superlua
O eclipse e a Superlua são visíveis a olho nu em todo o Brasil, desde que o céu esteja claro. 🌟 O evento começará às 23h12 (horário de Brasília), atingirá o auge às 23h44 e terminará às 0h15 de quarta-feira, 18 de setembro. 📅👀
Além disso, você pode acompanhar a transmissão ao vivo do Observatório Nacional no YouTube, começando às 21h30 do dia 17.
Além deste evento, outras Superluas estão previstas para 17 de setembro, 17 de outubro e 15 de novembro. Outubro trará a maior e mais brilhante Superlua do ano, quando o satélite estará cerca de 100 quilômetros mais próximo da Terra.
Acesse para receber notícias pelo Whatsapp
Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui