
Quarta-feira (14) amanheceu gelado em Santa Catarina, e ao menos 20 municípios das regiões Norte, Oeste, Serra e Vale do Itajaí registraram mínimas abaixo de 0ºC. Na Serra, a sensação térmica foi de -21ºC em Urubici, segundo a Epegri/Ciram, responsável pela observação meteorológica no estado. Na cidade, os termômetros marcaram -3,6ºC.
Na mesma região, em Urupema, considerada Capital Nacional do Frio, os termômetros marcaram -4,61ºC. Por lá, embora a temperatura tenha sido mais extrema, a sensação térmica foi de -13ºC (entenda abaixo).
Em Bom Jardim da Serra, na mesma região, houve formação de geada e os campos amanheceram cobertos por uma fina camada de gelo. A mínima chegou a -4,39ºC, segundo dados do mapa da Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado.
Mínimas, segundo Epagri/Ciram, até as 9h
- Urupema: -4,61
- Bom Jardim da Serra: -4,39ºC
- Urubici: -3,6ºC
- Otacílio Costa:-3,53ºC
- Ponte Alta do Norte: -3,48ºC
- Campo Alegre: -3,28ºC
- Rio Rufino: -2,82ºC
- Itaiópolis: -3,07ºC
- Bom Retiro: -1,73ºC
- Frei Rogério: -2,76ºC
- São Joaquim:–1,13ºC
- Monte Castelo:-2,3ºC
- Rio Negrinho: -1,2ºC
- Fraiburgo: -2,58ºC
- Canoinhas: -2,15ºC
- Major Vieira: -1,6ºC
- Ponte Alta do Norte: -3,48C
- Vargem: -1,06ºC
- Ibiam: -0,86ºC
- Brunópolis: -0,64ºC
- Caçador: -0,4ºC
Sensação Térmica
A sensação térmica mede o quanto o vento interfere na temperatura. Ele remove a camada de ar quente que fica próximo à pele e aumenta a sensação de frio. O efeito é conhecido como índice de resfriamento pelo vento, segundo o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.
“Quando você está exposto ao vento, você tem uma sensação térmica menor. Se não tem vento, o valor da sensação é o mesmo que a temperatura real”, esclareceu.
Previsão do tempo
O sol será presente em todas as regiões nesta quarta, mas a massa de ar frio presente no Sul do país provoca baixas tempraturas ao longo do dia.
Além disso, um ciclone extratropical distante da costa também influencia o tempo, com risco de ressaca e ondas de até 6 metros no alto mar.
Recomendações da Defesa Civil
- Redobre a atenção com a população vulnerável e animais domésticos;
- Procure se agasalhar e beber bastante água;
- Evite locais aglomerados;
- Mantenha a higiene das mãos.
Acesse para receber notícias pelo Whatsapp

Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui