
Funcionários da Prefeitura de Penha foram pegos de surpresa na manhã de hoje por volta das 6h, com a chegada Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) cumprindo mandados de busca e apreensão. A operação denominada “Ctrl C” investiga contratações supostamente fraudulentas de prestação de serviços de cessão de licença de uso de software para gestão da área da saúde.
Em Penha, logo no início da manhã, uma equipe esteve na Secretária Municipal da Saúde, depois foi a vez de uma visita dos policiais na sede da Secretaria Municipal da Administração, localizada acima da Caixa Econômica Federal e por último no Paço Municipal.
No pátio da Prefeitura os policiais fizeram vistoria em um contêiner, que supostamente contém documentos arquivados das gestões municipais anteriores. Em seguida, eles voltaram para a Secretaria de Administração. Até o fechamento desta matéria, a equipe do Gaeco ainda estava em Penha seguindo cumprindo os mandados e dando sequência nas investigações.
Sob sigilo
Segundo o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), os objetos apreendidos serão encaminhados para Polícia Científica que realizará exame pericial e posteriormente enviará para análise da equipe de investigação. A operação também contou com a participação de Auditores Fiscais da Secretaria Estadual da Fazenda e de Peritos Criminais da Polícia Científica de Santa Catarina.
A investigação tramita sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
Operação “CONTROL C”
A operação foi nominada de “CONTROL C” por envolver empresa do ramo de informática e pela relação com o atalho do teclado (Ctrl + C), comando de copiagem, que se assemelha à conduta dos investigados na elaboração dos Termos de Referência.
Ao todo, foram tomadas 46 medidas em Florianópolis, Jaguaruna, Tubarão, Balneário Arroio do Silva, Araranguá, Palhoça, Pescaria Brava, Laguna, Balneário Piçarras, Cocal do Sul, São Ludgero, Penha, Garopaba, Capivari de Baixo, São José, Blumenau e Criciúma.
O GEAC
O Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) trabalha em conjunto com os Promotores e Procuradores de Justiça nas investigações e ações mais graves e complexas, cíveis e criminais, na área da moralidade administrativa.
