
Mais uma ação importante para a campanha Abril Azul. Desde a última sexta-feira, 4, o Pronto Atendimento (PA 24h) e o Centro de Hidratação receberam novas pulseiras para a identificação dos pacientes com Transtorno do Espectro Autista – TEA. A distribuição foi feita pela gestora da pasta, a secretária da saúde Lilian Ramos Gervasi e pelo coordenador do PA 24h, Felipe Chaves. A ação busca demonstrar mais empatia e agilidade aos atendimentos do público-alvo.
O vereador Basílio Silva é pai de uma criança autista e fala sobre a importância da iniciativa. “O novo método de identificação ajudará nas situações de urgência e emergência, alertando os profissionais sobre a deficiência oculta da criança ou pessoas autista. Muitas vezes na correria, nós pais esquecemos do cordão de girassol, também usado nesses casos. A partir de agora, estamos seguros que, independentemente da situação, nossos filhos receberão o cuidado que merecem”, finaliza o representante da população.
O enfermeiro e coordenador do PA, Felipe Chaves, traz a visão de quem atende sobre a melhoria implementada. “Em alguns casos, pessoas com TEA têm dificuldades de comunicação verbal, especialmente em situações de estresse ou sobrecarga sensorial, por isso a importância de reconhecermos os pacientes com TEA”.
Para ser atendido e receber a pulseira com o símbolo do Autismo, os pacientes ou responsáveis devem se dirigir à recepção do PA ou do Centro de Hidratação e apresentar documentos que comprovem a condição.
