Dia 27, representantes de diversas entidades de Barra Velha participaram ativamente da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, realizada em Guaramirim, etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente. Entre os participantes estavam integrantes da Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente), da Secretaria de Educação e do setor de Saneamento.
O evento, que reuniu representantes de várias cidades da região do vale do rio Itapocu, teve como principal objetivo discutir e propor soluções para as questões ambientais que afetam a comunidade, esse ano o tema principal é emergências climáticas. Durante a conferência, duas pessoas de Barra Velha, Liziane T. Téo e Luiza C. Ferreira de Mira, foram eleitas delegadas. Elas terão a importante missão de levar as propostas e preocupações da região para a etapa estadual da conferência.
Essa participação é um reflexo do comprometimento das instituições de Barra Velha com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável. A presença de delegados na etapa estadual é uma oportunidade significativa para que as demandas e propostas locais ganhem voz e atenção em um âmbito mais amplo.
A conferência intermunicipal serviu também como um espaço de troca de conhecimentos e discussão dos cinco eixos temáticos abordados, possibilitando que os participantes adquiram novas perspectivas e idéias para implementar ações efetivas em suas localidades. A expectativa é que, os setores públicos, privados e da sociedade civil organizada, contribuam para a implantação do Plano Nacional sobre Mudanças do Clima.