
Penha (SC), 5 de agosto de 2025 – A cidade de Penha foi um dos principais alvos da Operação “É Tetra”, deflagrada na manhã desta terça-feira (5) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Santa Catarina (FICCO/SC). A ação faz parte de uma ofensiva nacional coordenada para desarticular organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro.
Além de Penha, também foram cumpridos mandados judiciais em Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema e em outras cidades do Sul catarinense e da Grande Florianópolis. No total, a operação abrangeu cinco estados, com a execução de 35 mandados de busca e apreensão.
Um dos focos da operação foi o bloqueio e sequestro de bens de investigados e empresas de fachada, com valor estimado em até R$ 35 milhões. A Justiça determinou o congelamento de contas e ativos como parte do esforço para asfixiar financeiramente as organizações criminosas.
A investigação teve início após a prisão de um foragido da Operação Trinca de Ases e ganhou força com a apreensão de 33 quilos de cocaína, em abril deste ano. A partir dessas descobertas, os agentes conseguiram identificar ramificações de facções atuando em diversas regiões do estado.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado é composta por representantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Federal e outras instituições. A operação desta terça reforça o combate ao crime organizado em Santa Catarina e em todo o país.
