
Um grande público esteve no fim de semana no Autódromo Municipal Lourenço Schreiner, em São Bento do Sul, no Planalto Norte, para acompanhar a 1a etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Velocidade na Terra.
Mais de 60 carros aceleraram na pista nas categorias Marcas, Stock e Turismo, propiciando um grande evento para os amantes da velocidade.
Um dos diferenciais da competição nacional é o seu formato de disputa, que traz emoção até a última volta. Ao longo do fim de semana, além dos treinos livres e classificatórios, foram disputadas três baterias por categoria. A primeira e a segunda foram classificatórias, enquanto a terceira valeu o título da etapa.
Entre os pilotos, destaque para os irmãos Rafael de Paula e Eduardo de Paula, que representaram Barra Velha na competição. O melhor resultado foi de Rafael, que ficou 3º lugar na categoria Marcas Super, subindo no pódio. Já Eduardo não teve o fim de semana esperado, ficando na 12ª colocação na categoria Marcas Pro.
Elogio ao trabalho
O Presidente da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc), Admir Gelsemino Chiesa, o Niki, acompanhou o campeonato e elogiou o trabalho realizado pelo São Bento Motor Clube, organizador da etapa.
“É um dos melhores autódromos de terra de Santa Catarina. São Bento tem uma estrutura muito boa, dedicada e o resultado está aí. Em 45 dias eles conseguiram deixar tudo pronto e em condições para a prova”, enalteceu.
Para Niki, a velocidade na terra é referência e traz diversos benefícios às cidades que recebem as etapas. “Ajuda na economia, movimenta hotel, padaria, postos de combustíveis. Vivemos um momento econômico duvidoso, mas no esporte estamos muito fortes, com diversas competições ocorrendo”, avaliou.
Grande evento
Para o presidente do clube organizador, Fabian Sprotte, o evento superou as expectativas. “Tivemos um público muito grande. Muitas pessoas acamparam e todos respeitaram as regras”, comentou. Os pilotos, segundo ele, também ficaram satisfeitos com a organização e com as condições da pista. “Estávamos com receio porque a pista estava muito seca, mas conseguimos resolver logo no começo”, citou.
Para completar, ele agradece os apoiadores e patrocinadores do campeonato. Com essa ajuda, o clube conseguiu viabilizar as melhorias no autódromo, deixando o espaço em condições para receber as equipes e a população.
Classificação
Marcas Super
Lugar Piloto
1º Vinicius Martendal
2º Pierre Simão
3º Rafael de Paula
4º Cleiton Mocelin
5º Caco Stringari
Marcas Pro
Lugar Piloto
1º Jorge Marques
2º Adailton Hames
3º Kassiano Zoboli
4º Felipe Baum
5º Juliano Dienner Filho (Munguinha)
6º Sidnei de Borba
Stock Car A/B
Lugar Piloto
1º Mauricio Reuter
2º Alessandro Coelho
3º Pedro/José Oliveira
4º Marcio Reuter
5º Fabiano Donner
Turismo Dianteira
Lugar Piloto
1º Jefferson Foitte
2º Marcelo Wiese
3º Francis Trennepohl
4º Andre Habow
5º Fabiano Fleishmann
Turismo Traseira
Lugar Piloto
1º Justino Viesniewsky Jr.
2º Henry Grosskopf
3º Helder Lang
4º Guilherme Wunderlich
5º Marcos Sommer