sábado, 23 de novembro de 2024 | 05:20:50 Now19°C

Policlínica de Barra Velha faz mutirão de exames do coração e consultas de psicologia

exames

No último sábado, 19, durante todo o dia, a Policlínica de Barra Velha atendeu mais de 60 pessoas com a oferta de exames cardíacos e consultas de psicologia. No total foram realizados 12 atendimentos com psicólogo para processos de laqueadura e vasectomia, 31 eletrocardiogramas e 19 ecocardiogramas – ECG. A Ação faz parte dos esforços da secretaria para diminuir a fila de espera dos procedimentos.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

A secretária de saúde Lilian Ramos Gervasi parabeniza a equipe de trabalho pelo serviço e relembra a importância de iniciativas como esta: “Estamos gratos por contar com a ajuda dos servidores na promoção desta iniciativa”. Apesar dos bons resultados, foram registradas 19 faltas. “É sempre importante lembrar que a sua falta faz muita falta para alguém”, complementa Lilian.

O acompanhamento psicológico de pacientes que optam pelas cirurgias de laqueadura e vasectomia é fundamental. Segundo o psicólogo Cleberson Taborda: “O objetivo das consultas é auxiliar na reflexão sobre a decisão de se submeter a um procedimento definitivo, garantindo que seja feita uma escolha consciente e bem pensada”.

A enfermeira Ariadne Nascimento explica como funcionam o eletrocardiograma e o ECG: “São exames utilizados para medir a qualidade dos batimentos do coração de jeitos diferentes, um por pulsação elétrica e o outro por ultrassom. O eletro pode ser pedido na UBS, já o ECG somente pelo cardiologista”, destaca Ariadne.

Em Barra Velha as cirurgias de esterilização masculina e feminina são agendadas via TFD, ou seja, no Tratamento Fora de Domicílio. O processo de solicitação começa na Unidade Básica de Saúde – UBS, onde o paciente fará a primeira consulta e será encaminhado para um médico urologia ou um cirurgia geral, ambos agendados na Policlínica. Após a consulta com o especialista é feita a avaliação psicológica. Por fim, com todas as análises feitas e liberadas o paciente é encaminhado ao TFD, responsável por encaminhar o paciente ao hospital prestador do serviço.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

Foto e fonte: PMBV 

Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades