segunda-feira, 4 de agosto de 2025 | 08:11:10 Now18°C

Porto Literário em Barra Velha celebra uma década de cultura e conhecimento

porto3

A Sociedade Recreativa de Barra Velha foi o palco escolhido para a abertura oficial da 10ª Edição do Porto Literário, na segunda-feira (07), organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

A abertura do evento reuniu aproximadamente 300 pessoas, incluindo o prefeito Douglas Elias da Costa, o presidente da Câmara de Vereadores Daniel Pontes da Cunha, gestores, professores e membros da comunidade.

A abertura iniciou de maneira comovente, com apresentações artísticas cativantes, incluindo um número especial apresentado por alunos e professores da E.I. José Miguel Zimmerman, que criaram uma canção exclusiva para o Porto Literário.

A ocasião especial também honrou aqueles que contribuíram para o sucesso do projeto ao longo da última década. Ex-secretários de Educação que passaram pelo cargo nos últimos 10 anos – Antonina Damásio Ramos, Rosemary dos Santos e Adilson Madrugada – foram lembrados e reconhecidos por dar continuidade ao trabalho do Porto Literário durante suas gestões. O criador do projeto, o professor Doutor Valdir Nogueira, marcou presença, mesmo que remotamente, deixando uma mensagem em vídeo para todos os participantes. A noite foi enriquecida por uma palestra magistral do Professor Doutor, Cleber Fabiano, que ofereceu uma aula sobre literatura aos presentes.

O prefeito Douglas ressaltou a importância do Porto Literário e elogiou o empenho das escolas envolvidas e a Secretária de Educação, Nilcéia Tomaz, expressou gratidão a todos os envolvidos no evento.

Uma exposição de arte magnífica foi meticulosamente preparada pelos professores de Arte e pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), acrescentando um toque de beleza e criatividade à noite. A exposição celebrou a arte em suas diversas formas, incluindo, é claro, a literatura.

Nesta edição do Porto Literário, ocorreu o lançamento do livro “Elvira, a Pequena Fiandeira de Tucum”, segunda obra da literatura infantil produzida pelo professor, historiador e escritor José Carlos Fagundes, o Cacá.

porto
porto1
porto2
porto3
porto4

Fotos e fonte: Prefeitura de Barra Velha 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades