sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | 12:19:52 Now28°C

Prefeito de Garopaba é preso em operação da Polícia Civil de Santa Catarina

operacao-2

Uma operação deflagrada pela Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), resultou na prisão preventiva do prefeito de Garopaba, Júnior de Abreu Bento (Progressistas), na manhã desta quinta-feira (8). A ação faz parte da segunda fase da operação Coleta Seletiva.

Além do chefe do Executivo municipal, outras duas pessoas foram presas: um servidor público lotado no setor de licitações e contratos da prefeitura e um empresário que atua no segmento de coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Ao todo, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva, dois afastamentos cautelares de função pública, 16 mandados de busca e apreensão e o sequestro de bens e valores que somam aproximadamente R$ 1 milhão.

As diligências ocorreram de forma simultânea nos municípios de Garopaba, Pescaria Brava, Laguna e Tubarão. Os afastamentos cautelares atingiram dois secretários municipais de Garopaba, que foram retirados temporariamente de seus cargos por decisão judicial.

Segundo a Polícia Civil, a operação decorre da conclusão de um inquérito que apurou um suposto esquema de corrupção envolvendo o repasse de valores indevidos a agentes políticos, além da prática de crimes licitatórios, como fraudes em processos de licitação e na execução de contratos administrativos. Conforme a investigação, os fatos teriam se iniciado em 2016 e continuado mesmo após a alternância de gestão no município, estendendo-se de 2021 até o período atual.

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Cerca de 50 policiais civis participaram da operação, incluindo agentes da DEIC e da 18ª Delegacia Regional de Polícia. Após o cumprimento das ordens judiciais, os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão.

O prefeito Júnior de Abreu Bento também é réu na Operação Maestro, deflagrada em 2024, que investiga supostas irregularidades em contratos firmados pelo município. Recentemente, o Ministério Público de Santa Catarina arquivou outra investigação envolvendo o prefeito, relacionada a um contrato de software na área da saúde.

Contraponto

A defesa do prefeito, representada pelo advogado Guilherme Silva Araujo, informou que ainda busca acesso à decisão judicial que decretou as medidas cautelares, com o objetivo de compreender os fundamentos e adotar as providências jurídicas cabíveis.

Em nota oficial, a Prefeitura de Garopaba declarou que tomou conhecimento da operação na manhã desta quinta-feira e que aguarda o acesso formal aos autos para prestar esclarecimentos. A administração municipal afirmou ainda que os serviços públicos seguem funcionando normalmente e reiterou o compromisso com a transparência e o respeito ao devido processo legal.

operacao-6
operacao-5
operacao-4
operacao-2
operacao
Fotos: Polícia Civil 

Cristiano Zonta

Jornalista, Mestre de Cerimônias e Celebrante Social de Casamentos.



Folha Parati

O Jornal Folha Parati, a “voz metropolitana da região”. Foi com esse intuito que nasceu a proposta do jornal que teve sua primeira edição impressa circulando em Barra Velha, São João do Itaperiú e Araquari, gratuitamente, no dia 07 de dezembro de 2009, dia comemorativo ao aniversário de Barra Velha.


Receba nossas novidades